MERCADO JURÍDICO

Expansão de escritórios exige planejamento

Autor

10 de novembro de 2010, 14h02

Spacca
Mariana Ghirello - Coluna - Spacca - Spacca

Expandir os negócios, de forma ordenada, para outras localidades é um grande desafio para os advogados. Crescer sem planejamento estratégico, prazo de recuperação de investimentos, plano de trabalho jurídico ou integração de procedimentos operacionais padrão é um equívoco muito comum entre os empreendedores jurídicos, de acordo com o consultor e especialista em negócios jurídicos Rodrigo Bertozzi.

É comum encontrar advogados bem sucedidos investindo em outros negócios, em vez de optarem por desenvolver o próprio negócio. De acordo com o Bertozzi, a advocacia é um dos melhores negócios do mundo, desde que seja profissionalizada. "Hoje, a falta de metodologia é a responsável por grande parte dos insucessos na área de serviços jurídicos quando se fala em expansão geográfica", afirma. Quem já possui suas filiais sabe da dificuldade de gerenciar. O maior gargalo é a gestão profissional, matéria que se tornou obrigatória em pequenos, médios e grandes escritórios de qualquer segmento ou área de atuação.


Expansão com atenção
Segundo o consultor, os fatores que levam ao crescimento geográfico de uma banca são: clientes com operações que precisam de apoio logístico jurídico ao lado de suas unidades, tipo do negócio jurídico, como por exemplo, bancas especializadas em Direito Previdenciário que precisam estar em um número maior de pontos para expandir sua receita, escritórios que vislumbram oportunidades econômicas em outras regiões do país e que desejam estender seu território de operações e entrar em novos mercados, e aqueles que querem formar alianças e parceiras em busca de fusões e mais unidades.

Para crescer, além de estudar o cenário de oportunidades, é preciso focar no gerenciamento de pessoas. "As cinco áreas básicas que devem ser desenvolvidas dentro da matriz para depois partir para a expansão são: pessoas, composto de marketing jurídico, finanças, produção jurídica e tecnologia", conclui Bertozzi.


Só consultoria
O Fragata e Antunes Advogados, sediado em São Paulo e com escritórios em mais oito capitais, acaba de inaugurar uma filial dedicada a prestar consultoria em Direito Tributário, Societário e Empresarial. Como explica o sócio Francisco Antonio Fragata Júnior, a nova filial vai prestar atendimento personalizado aos seus clientes. A nova unidade fica em um edifício da Rua Pequetita, na Vila Olímpia, São Paulo.


Espírito Santo
O escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados que já atua no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal chega ao Espírito Santo com foco no atendimento de bancos e seguradoras. No próximo dia 10, os advogados Eduardo Chalfin, Ilan Goldberg e Clara Vainboim fazem a inauguração oficial do escritório em Vitória, que fica na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 955, Ed. Global Tower, Salas 1009/1010, Enseada do Suá.


Espaço para debates
O escritório Siqueira Castro – Advogados inaugurou um novo auditório em sua sede em São Paulo. O local tem capacidade para receber 150 pessoas em eventos, cursos e treinamentos organizados pela banca, como explica Carlos Fernando Siqueira Castro, sócio da banca em São Paulo.


Criminalista no CNJ
O advogado criminalista e diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Técio Lins e Silva vai dar palestra sobre Experiência de um Advogado Criminalista no Conselho Nacional de Justiça, durante evento na Universidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. A 2ª Jornada de Direito e Processo Penal tem como público profissionais e estudantes de Direito. O evento, que tem apoio do IAB,  acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, no Salão de Atos da Unijuí. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3221-9711.


Especialização em PPPs
O Instituto Brasileiro de Negócios Públicos (IB2G) traz para o Brasil um curso inédito de pós-graduação sobre Parcerias Público Privadas. Com início previsto para o começo do próximo ano, o curso sobre PPP´s contará com estudos sobre projetos individuais, projetos pessoais, planos de desenvolvimento e workshops, além de ser ministrado presencialmente por professores britânicos e brasileiros. O curso tem duração de 12 meses, e os participantes irão alcançar o Diploma de Especialização.


Direito tributário
Grandes Temas do Direito Tributário Sancionador é o título do livro coordenado pelo professor Paulo Roberto Coimbra Silva, sócio do escritório Tostes e Coimbra Advogados que a editora Quartier Latin lança em Belo Horizonte dia 18 de novembro. O lançamento acontecerá no Ceajufe (Centro de Estudos Jurídicos). Reunindo 24 autores de 11 diferentes países, a obra de 520 páginas tem alguns capítulos em espanhol. O lançamento será as 19h no Ceajufe (Rua Marechal Deodoro, 167, Floresta – Belo Horizonte, MG).


Estudo dos Tributos
O advogado tributarista André Mendes Moreira, sócio do escritório Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados e professor adjunto de Direito Tributário das Faculdades Milton Campos em Belo Horizonte-MG, lança o livro A Não-Cumulatividade dos Tributos, pela Editora Noeses, em São Paulo. Nesta quinta-feira (11/11), na capital paulista acontece o coquetel na sede da Editora Noeses (Rua Bahia, 1.282, Pacaembu), a partir das 19h. O prefácio é assinado pelo professor Paulo de Barros Carvalho, titular da PUC-SP e da USP.


Advocacia Corporativa
A equipe do departamento jurídico da BASF compartilha suas experiências através do livro Advocacia Corporativa: desafios e reflexões, que leva ao leitor dicas e o conhecimento adquirido em temas que atingem diariamente a vida dos departamentos jurídicos de grandes corporações no país. O livro foi organizado sob a supervisão da Professora Rosa Maria Andrade Nery, Fernando Vieira de Figueiredo e Viviane Ribeiro Gago.


Contencioso de massa
O advogado Luiz Gustavo de Oliveira Ramos, sócio do Rayes, Fagundes e Oliveira Ramos Advogados, será um dos palestrantes no evento Uma Nova Abordagem para a Gestão do Contencioso de Massa, organizado pelo IBC Brasil, nos dias 10 e 11 de novembro de 2010, em São Paulo. Em sua palestra, Luiz Gustavo terá como tema a Gestão Estratégica: Agregando Valor ao Contencioso Empresarial — Como ir além da mera advocacia de massa. O evento contará ainda com a exposição de palestrantes de grandes empresas.


Mundo eletrônico
A OAB-SP abriu inscrições para o curso "Práticas Processuais por Meio Eletrônico", que acontece de 23 de novembro a 15 de dezembro. Serão oito aulas presenciais, às terças e quartas-feiras, das 19h às 22h, na sede da ESA, no bairro da Liberdade. O curso é ministrado por Alexandre Atheniense, advogado especialista em direito de tecnologia da informação. Inscrições podem ser feitas através do site da OAB-SP.


Lei da locação
O escritório de advocacia Bessa Advogados e a Associação de Lojistas do Brás (Alobrás) realizam, no próximo dia 16 de novembro, na sede da Alobrás, no Centro de São Paulo, a palestra "Nova Lei de Locação – Os cuidados básicos na hora de alugar um imóvel comercial". A palestra será na Alobrás (Rua Maria Joaquina, 309 – Cj. 22 – Brás – São Paulo – SP) e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro pelo telefone 2694-0823 ou pelo email [email protected]


Shopping Centers
O professor de Direito Empresarial e Imobiliário, Mário Cerveira Filho, será um dos palestrantes do I Workshop de Contratos Imobiliários da PUC-RIO, no próximo dia 16 de novembro. Mário Cerveira, que também é sócio do escritório Cerveira, Dornellas e Advogados Associados, vai apresentar o tema "Contratos de Shopping Centers". Além disso, o workshop debaterá os aspectos jurídicos do mercado imobiliário, as incorporações imobiliárias, alienação fiduciária e arbitragem e conciliação em contratos imobiliários. O evento será no campus da PUC na Barra da Tijuca (Av. das Américas 1650 – Auditório Condomínio do Edifício Íon). Mais informações: (21) 3527-1672 ou [email protected]


PELAS SOCIEDADES

► O escritório Flávio Obino Filho Advogados comemora neste mês 50 anos de existência. A banca conta duas unidades, uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. A festa será no Jockey Club em Porto Alegre, no dia 18 de novembro.

► O escritório Pinheiro Neto Advogados tem seis novos sócios a partir de janeiro de 2011: os advogados Andrea Barbosa Campos, Francisco Werneck de Albuquerque Maranhão, José Mauro Decoussau Machado, Tiago Araujo Dias Themudo Lessa, Giuliano Colombo e Vicente Coelho Araújo.

Robertson Emerenciano, sócio do escritório Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados foi nomeado presidente do Lawrope – International Group of Lawyers uma associação internacional que reúne associados de 19 países. Ele ficará à frente da instituição pelos próximos dois anos e terá como principais objetivos ampliar o networking entre os membros, promover oportunidades para a chegada de novos associados e expandir as oportunidades de negócios entre os países membros da associação. 

► O Rio de Janeiro ganhou mais um escritório especializado em Direito Criminal. O Henrique Baptista Advogados Associados faz sua festa de lançamento no Centro do Rio, na sede do escritório (Rua México, 119 / grupo 1504 – Centro).

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!