Novo biênio

Arnaldo Versiani é reconduzido ao cargo no TSE

Autor

8 de novembro de 2010, 14h09

Nelson Jr./ASICS/TSE
Ministro Arnaldo Versiani. - Nelson Jr./ASICS/TSEO ministro Arnaldo Versiani foi reconduzido à vaga de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, após aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A recondução foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8/11).

Versiani compôs a lista tríplice, que também listava Henrique Neves da Silva e Joelson Costa Dias como candidatos. O ministro concorreu à recondução ao cargo após cumprir dois anos como ministro efetivo. A Constituição Federal permite a permanência por dois biênios, caso o presidente da República decida pela recondução.

Arnaldo Versiani é de Belo Horizonte (MG) e tem 47 anos. Formou-se em Direito e em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e, a partir de 1985, atuou nos juízos e tribunais do Distrito Federal e nos tribunais superiores. No TSE, foi o relator das resoluções que disciplinaram as Eleições 2010 e chegou à corte em maio de 2006, quando tomou posse na vaga de ministro substituto.

O TSE é composto por sete ministros titulares. Três são oriundos do STF – sendo que os dois mais antigos devem exercer a presidência e vice-presidência da corte eleitoral –, dois são do Superior Tribunal de Justiça – o mais antigo dos dois exerce a função de corregedor eleitoral –, e dois são representantes da advocacia, nomeados pelo presidente da República a partir da lista encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal. O TSE também conta com sete ministros substitutos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!