Comando alternado

Presidência da Câmara terá rodízio de PT e PMDB

Autor

3 de novembro de 2010, 15h20

Antonio Cruz/ABr
O vice-presidente eleito, Michel Temer, fala com jornalistas após café da manhã com a presidente eleita, Dilma Rousseff - Antonio Cruz/ABrO presidente da Câmara e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, confirmou que seu partido, o PMDB, entrou em acordo com o PT para manter na próxima legislatura o rodízio entre as duas legendas no comando da Casa. Temer, que também é presidente do PMDB, conversou sobre o assunto com o presidente do PT, José Eduardo Dutra. As informações são da Agência Câmara.

"Nós vamos firmar um documento pelo qual haverá um rodízio. O primeiro biênio de um partido, o segundo biênio de outro partido. Quem ocupará o primeiro ou segundo biênio, isso é coisa que vamos deixar lá para janeiro", disse Temer.

O PT elegeu, nessas eleições, 88 deputados. Assim, alcançou a maior bancada da Câmara. O PMDB vem em segundo lugar, com 79 deputados eleitos. Em geral, os deputados adotam o critério da proporcionalidade partidária para definir o partido que irá presidir a Casa, ou seja, a legenda com mais deputados eleitos costuma assumir a presidência da Câmara.

Temer disse ainda que, a partir desta quarta-feira, os trabalhos na Câmara serão retomados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!