
Omissão de nome em expediente de revista gera indenização a
jornalista

A Editora Globo está obrigada a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil ao
jornalista, Luiz Fernando Machado, da Revista Época. Motivo: o nome do jornalista não estava no
expediente de algumas edições da revista. O expediente é a página da publicação que identifica os
colaboradores de cada edição. A decisão foi tomada pela 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho,
que rejeitou o Recurso de Revista da Editora Globo e manteve decisão do Tribunal Regional do
Trabalho da 2ª Região.

Segundo a petição inicial, o jornalista foi contratado pela Revista Época em janeiro de 2002 como
diagramador, sem registro na carteira de trabalho, para uma jornada de seis horas por dia, das 10h às
16h. Contudo, o profissional, já na função de editor, foi dispensado em abril de 2006 e não recebeu
nenhuma verba rescisória.

Luiz Fernando Machado propôs ação trabalhista contra a Editora Globo. Pediu o reconhecimento de
vínculo empregatício, bem como indenização por danos morais. O trabalhador alegou que em algumas
publicações da Época o seu nome e sua função não figuraram no expediente da revista.

O jornalista ressaltou, ainda, que nos expedientes das edições de 8 de novembro de 2004 a 30 de janeiro
de 2006, ele figurou como editor-colaborador. Contudo, a partir da edição de 6 de fevereiro de 2006,
passou a ser referenciado somente como colaborador. Ele afirmou que essa atitude da empresa
representou uma afronta à lei de direitos autorais e o seu rebaixamento profissional perante o mercado de
trabalho.

A primeira instância reconheceu o vínculo empregatício de Luiz Fernando Machado  com a Editora
Globo na função de editor e condenou a empresa a pagar verbas trabalhistas como 13° salário, férias,
horas extras e reflexos. Quanto ao dano moral, o juiz negou o pedido por não vislumbrar no processo a
comprovação de que o editor tenha sofrido qualquer prejuízo moral ou material.

Diante disso, o jornalista recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. A Editora Globo
também recorreu e questionou o reconhecimento do vínculo de emprego. Alegou que o jornalista tinha
sido contratado como colaborador, sem vínculo empregatício, conforme autorização estabelecida no
inciso I do artigo 5° do Decreto 83.284/79, que regulamentou o exercício da profissão de jornalista.

O TRT-2, entretanto, manteve a sentença quanto ao vínculo. Destacou que ficou comprovado que a
vinculação jurídica do jornalista representou um verdadeiro contrato individual de trabalho, restando
presentes os requisitos do artigo 3° da CLT, quais sejam, subordinação, onerosidade e habitualidade.
Quanto aos danos morais, a segunda instância reformou a sentença e condenou a empresa a pagar 
indenização de R$ 100 mil, nos termos da Lei 9.610/98 (Direitos Autorais).

Segundo o TRT, o inciso II do artigo 24 da Lei 9.610/98 estabeleceu que a identificação da autoria de
obra é uma das manifestações do direito moral de toda criação intelectual. Além do mais, ressaltou o

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 03/11/2010



acórdão, o inciso II do artigo 180 da mesma lei determinou a responsabilidade pelo dano moral quando
ocorrer omissão na identificação do autor, independentemente da comprovação do constrangimento
sofrido. “Trata-se de uma presunção absoluta estabelecida na lei”. Assim, entendeu o TRT, não cabe
questionar se o ato gerou constrangimento no jornalista, conforme alegado pela empresa.

Inconformada, a Editora Globo interpôs Recurso de Revista ao TST. Alegou que o trabalhador prestou
serviços na qualidade de jornalista colaborador, sem nenhuma relação de exclusividade ou subordinação.
A empresa argumentou, também, que não houve nenhuma conduta que ensejasse dano à imagem do
jornalista.

Entretanto, a relatora do recurso na 5ª Turma, ministra Kátia Arruda, afirmou que o TRT, soberano na
análise das provas, entendeu que houve o dano. E, para se chegar a conclusão diversa, seria necessário o
reexame de fatos e provas, procedimento vedado no Recurso de Revista, segundo dispõe a Súmula n°
126 do TST.

A Turma, ao seguir o voto da relatora, decidiu, por unanimidade, não conhecer do Recurso de Revista da
Editora Globo. Ficou mantida, na prática, decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que
concedeu a reparação de R$ 100 mil ao jornalista. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

RR-143100-56.2006.5.02.0055

Date Created
03/11/2010

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image found

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 03/11/2010


