Compromisso democrático

Obama parabeniza Dilma por "vitória histórica"

Autor

2 de novembro de 2010, 10h47

A presidenta eleita do Brasil Dilma Rousseff (PT) recebeu um telefone do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta segunda-feira. Ela queria parabenizá-la pela “vitória histórica” nas eleições deste ano. A diplomacia norte-americana informou que Obama elogiou o povo brasileiro “por sua fé e compromisso com a democracia". A informação é do portal UOL.

O presidente também destacou a relação entre Brasil e EUA, à qual classificou como excelente. Além disso, demonstrou interesse em aprofundar a cooperação e em explorar novas áreas de colaboração.

A nota indica ainda que Obama disse a Dilma que espera encontrá-la em breve e deseja que ambos trabalhem de modo conjunto em temas como energia limpa, crescimento global, reconstrução do Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e "outros temas de importância global".

Leia a íntegra da nota abaixo:

Nota do Departamento de Estado

“Parabenizamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua eleição. Também parabenizamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito de votar, tanto no primeiro turno, em 3 de outubro, como no pleito final, dia 31 de outubro. Esse processo eleitoral exemplar mais uma vez ilustrou o respeito brasileiro de longa data pelo governo democrático, pelos direitos civis e pelas liberdades individuais, valores que ambos partilhamos. 

Aguardamos a oportunidade de trabalhar com a presidente eleita Dilma Rousseff para aprofundar nossa parceria e fazer avançar objetivos comuns que beneficiarão nossos povos e as Américas.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!