Arbitragem internacional

Vis Moot terá alunos de sete faculdades brasileiras

Autor

27 de março de 2010, 1h08

Neste sábado (27/3), começa 17ª edição do Willem C. Vis (East) International Commercial Arbitration Moot, o Vis Moot, competição universitária internacional de Arbitragem e Direito Comercial. O evento reúne 250 universidades do mundo e conta com a participação de sete instituições brasileiras.

O evento que acontece até 31 de março tem entre os participantes estudantes de graduação e pós-gradução da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), PUC do Rio e de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Unicuritiba e a Universidade de São Paulo.

Para se preparar para a competição, a PUC-SP contou com a parceria do Veirano Advogados. No início do mês, os alunos chegaram a organizar Veirano Moot Training — uma versão reduzida da competição — com o objetivo de treinar os competidores que representarão o país.

Considerado o maior evento do gênero, o Vis Moot inicia os participantes na prática da arbitragem comercial internacional e do Direito do Comércio Internacional. Durante o evento, os participantes recebem situações hipotéticas e devem simular uma solução de conflito por meio da arbitragem comercial. A professora Maria Eugênia Finkelstein, da Faculdade de Direito da FAAP, que cuidou da preparação dos alunos, acredita que esta é uma ótima oportunidade para todos os participantes, que terão de estudar a Convenção de Viena de 1980 sobre Venda e Compra Internacional de Mercadorias (CISG), uma vez que os litígios abordados no evento são baseados neste tratado, mesmo sendo hipotéticos.

A organização é feita por diversas universidades, entre elas a Universidades de Viena, a Pace University, da Queen Mary (Universidade de Londres) e pela Associação Austríaca de Arbitragem e a Uncitral (Comissão das Nações Unidas para o Direito do Comércio Internacional).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!