Meta de acordos

Justiça no Maranhão aumenta em 26% as conciliações

Autor

26 de março de 2010, 13h08

A Justiça do Trabalho no Maranhão elevou em 26% o índice de conciliação nos últimos cinco anos. No ano passado, as 21 varas do estado fizeram 10.380 mil conciliações, um aumento de 1.500 acordos em relação a 2007. Além de manter o desempenho nessa área, o tribunal também quer dar atenção às conciliações nas fases de conhecimento e execução.

Segundo a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, os objetivos do tribunal para o aumento desses números se deu através do Projeto Conciliar. “A finalidade é incentivar a cultura da conciliação, visando dar maior efetividade à prestação jurisdicional, com a redução do tempo de tramitação processual nas varas e no tribunal”, destacou. O projeto está sob a gestão da Comissão Permanente de Conciliação, sob a coordenação da vice-presidente e corregedora do TRT, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo.

Em 2008, as 21 Varas do Trabalho no Maranhão fizeram 10.080 mil acordos, dentre os quais 1.866 foram na fase de execução. A 6ª Vara de Trabalho de São Luís alcançou o 1º lugar com 717 acordos homologados no total geral. A Vara de Açailândia e a 5ª Vara de São Luís ficaram em segunda e terceira posições, com respectivamente, 712 e 688 conciliações. No quarto lugar, houve um empate entre a 2ª e a 3ª Varas da capital, cada uma fez 676 conciliações. A Vara de Imperatriz ficou em quinta posição, ao efetivar 645 acordos. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!