No escuro

Aneel multa Furnas por causa de blecaute

Autor

26 de março de 2010, 16h56

A Agência Nacional de Energia Elétrica multou a a companhia energética estatal Furnas em R$ 53,7 milhões pelo blecaute que deixou 18 estados sem luz no fim do ano passado. Por meio de sua assessoria, Furnas informou que pretende recorrer da multa por considerar que o problema não foi causado por falhas em seus equipamentos.

Relatório da Aneel concluiu que o blecaute foi provocado pela queda da  terceira linha de transmissão no dia 10 de novembro. Essa linha deveria ter funcionado como um sistema de segurança, evitando que o blecaute se estendesse além da Região Sul do país. Para a Agência, a queda ocorreu por falta de manutenção.

Na época do blecaute, as autoridades da área, entre elas o Operador Nacional do Sistema Elétrico, identificaram que o excesso de chuva prejudicou o isolamento de uma linha de transmissão, causando curto-circuito.

Agora, o relatório da Aneel indica que foram encontrados sinais de ferrugem nesses isoladores, além de outros equipamentos. Outras duas linhas caíram na sequencia, provocando um blecaute que durou cerca de três horas. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!