Bens indisponíveis

Levantamento após sentença absolutória divide TRF-4

Autor

22 de março de 2010, 6h26

As medidas cautelares para tornar indisponíveis os bens de réus em Ação Penal duram enquanto houver indícios de que eles cometeram algum delito. Se a sentença absolve os réus, não há sentido em manter os bens indisponíveis, portanto o levantamento deve ser imediato, ainda que caiba recurso da decisão. Esta é uma tese. Outra corrente dos pensadores do Direito defende que as medidas cautelares continuam a valer mesmo após a sentença que absolveu o acusado e contra qual ainda cabe recurso. Dessa forma, caso o tribunal reverta a sentença, os bens estarão assegurados.

O tema está sendo discutido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS, SC e PR), onde ainda não há um entendimento consolidado sobre a questão. O julgamento na 4ª Seção da corte, formada pelos desembargadores das duas Turmas especializadas em matéria penal, está suspenso por pedido de vista.

No começo deste mês, a 8ª Turma do TRF-4, ao negar Mandado de Segurança apresentado pelo Ministério Público Federal, entendeu que, se a sentença absolve o acusado, manter os bens dele indisponíveis é presumir sua culpabilidade.

“Uma vez publicada a sentença penal absolutória, desaparece o fundamento para a manutenção da constrição (fummus bonni juris), isto é, a existência de indícios veementes da proveniência ilícita dos bens (artigo 126 do CPP) ou a certeza da infração e indícios suficientes da autoria (artigo 134 do CPP)”, escreveu o relator do caso analisado na 8ª Turma, desembargador Paulo Afonso Brum Vaz.

O Ministério Público Federal entrou com Mandado de Segurança no TRF-4, pedindo efeito suspensivo à apelação que apresentou em relação às medidas de indisponibilidade dos bens. Segundo o MPF, a liberação dos bens pode fazer com que o acusado se desfaça do patrimônio antes mesmo de o recurso contra a decisão que o absolveu ser julgado pelo tribunal. Para o Ministério Público, há a possibilidade de a decisão do TRF, caso reforme a sentença absolutória e condene o acusado, não ter resultado.

O desembargador analisou os argumentos do MPF de que o inciso II, parágrafo único, do artigo 386, da Lei 11.690/2008, deve ser aplicado em conjunto com os artigos 118, 131 e 141 do Código de Processo Penal. De acordo com o artigo 118, do CPP, antes de a sentença transitar em julgado, os bens apreendidos não podem ser devolvidos enquanto interessar ao processo. Já os demais dispositivos dizem que os bens só serão levantados se for julgada extinta a punibilidade ou se o réu for absolvido por sentença transitada em julgado.

A decisão da 8ª Turma ao decidir a favor do levantamento leva em conta as reformas do processo penal, com as leis criadas em 2008, de adequar o Código de 1941 à Constituição de 1988.

O desembargador considerou dois princípios: o da efetividade do processo penal e o da presunção de inocência. “Se a própria acusação ofertada em desfavor do réu não foi acolhida pelo magistrado de primeiro grau, devem ser prontamente revogadas as medidas assecuratórias decretadas pelo juízo criminal especializado em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, visto que, na tensão estabelecida entre a efetividade do processo penal e o princípio constitucional da presunção de inocência, há de ser prestigiado esse direito fundamental consagrado no artigo 5º, inciso LVII, da Constituição da República”, disse Brum Vaz.

O desembargador citou, ainda, texto dos criminalistas Cezar Roberto Bittencourt e Daniel Gerber. Eles entendem que manter as medidas cautelares depois de uma sentença absolutória é presumir que um recurso do Ministério Público possa ser provido. É por presumir a reforma da decisão, dizem, que MP entende que haverá danos com o levantamento dos bens após a sentença absolutória.

Para o desembargador, não é razoável manter a medida se o próprio juiz julgou improcedente a denúncia. “Se, no limiar do procedimento penal, mediante cognição precária, era adequado o deferimento de medidas assecuratórias (sequestro/arresto) para salvaguardar a efetividade do processo penal, não se afigura razoável manter tão grave constrição patrimonial após o juízo de primeiro grau ter julgado improcedente a denúncia.”

Em agosto de 2009, a 8ª Turma já havia entendido nesse sentido ao conceder a ordem em Mandado de Segurança para outro acusado. Ele havia entrado com o pedido depois que o juiz da 1ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre o absolveu por atipicidade da conduta, mas impediu que ele tivesse seus bens de volta antes do trânsito em julgado da sentença.

Clique aqui para ler a decisão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!