Juristas de renome

Fernando Botelho será membro honorário do IAB

Autor

20 de março de 2010, 16h56

O desembargador Fernando Botelho, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, vai tomar posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no próximo dia 7 de abril, às 18 horas. A sede fica no Rio de Janeiro e a solenidade será dirigida pelo presidente da entidade, Henrique Cláudio Maués.

Criado em agosto de 1843, o IAB é integrado por juristas e advogados de renome nacional, além de representantes do meio acadêmico e da própria magistratura. O IAB é considerado um dos mais prestigiados entes brasileiros de representação dos advogados e da comunidade jurídica.

Em setembro de 1930, com a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para as especificidades de atuação dos advogados, o IAB direcionou seus esforços para sua vocação precípua: pensar juridicamente o Brasil, atuando, desde então, junto aos Poderes de República, especialmente o Legislativo, com elaboração de pareceres sobre projetos de leis e colaborando com diferentes comissões legislativas.

Na esfera do ensino jurídico, promove debates e incentiva a criação de entidades especializadas, como a Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDI). Embora com sede na cidade do Rio de Janeiro – sua sede histórica, desde a independência – o IAB tem atuação em âmbito nacional, através dos diferentes Institutos de Advogados dos entes federados.

O desembargador Fernando Botelho possui MBA em Gestão de Telecomunicações pela FGV/Ohio University. Autor de vários artigos jurídicos e de "O Fust e as Telecomunicações", pela Editora Del Rey, o magistrado é também coautor dos livros “Direito Tributário das Telecomunicações”, pela Editora Thomson Iob-Abetel, e “Direito das Telecomunicações e Tributação”, pela Editora Quartier Latin-Abetel.

Fernando Botelho é ainda professor de Direito Tributário dos cursos de Formação de Magistrados da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG desde 2003. Tem proferido palestras e cursos de Direito Tributário e de Telecomunicações em entidades e eventos especializados do País.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!