Consultor Jurídico

Juristas de renome

Fernando Botelho será membro honorário do IAB

O desembargador Fernando Botelho, da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, vai tomar posse como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no próximo dia 7 de abril, às 18 horas. A sede fica no Rio de Janeiro e a solenidade será dirigida pelo presidente da entidade, Henrique Cláudio Maués.

Criado em agosto de 1843, o IAB é integrado por juristas e advogados de renome nacional, além de representantes do meio acadêmico e da própria magistratura. O IAB é considerado um dos mais prestigiados entes brasileiros de representação dos advogados e da comunidade jurídica.

Em setembro de 1930, com a criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para as especificidades de atuação dos advogados, o IAB direcionou seus esforços para sua vocação precípua: pensar juridicamente o Brasil, atuando, desde então, junto aos Poderes de República, especialmente o Legislativo, com elaboração de pareceres sobre projetos de leis e colaborando com diferentes comissões legislativas.

Na esfera do ensino jurídico, promove debates e incentiva a criação de entidades especializadas, como a Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDI). Embora com sede na cidade do Rio de Janeiro - sua sede histórica, desde a independência - o IAB tem atuação em âmbito nacional, através dos diferentes Institutos de Advogados dos entes federados.

O desembargador Fernando Botelho possui MBA em Gestão de Telecomunicações pela FGV/Ohio University. Autor de vários artigos jurídicos e de "O Fust e as Telecomunicações", pela Editora Del Rey, o magistrado é também coautor dos livros “Direito Tributário das Telecomunicações”, pela Editora Thomson Iob-Abetel, e “Direito das Telecomunicações e Tributação”, pela Editora Quartier Latin-Abetel.

Fernando Botelho é ainda professor de Direito Tributário dos cursos de Formação de Magistrados da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG desde 2003. Tem proferido palestras e cursos de Direito Tributário e de Telecomunicações em entidades e eventos especializados do País.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 20 de março de 2010, 16h56

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 28/03/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.