Furto de documentos

OAB-CE comunica OAB, PF e MPF e pede investigação

Autor

16 de março de 2010, 18h25

Divulgação
Livros, fichas cadastrais e documentos de processos em segredo de Justiça teriam sido levados de imóvel pertencente à OAB próximo à Lagoa da Precabura - Divulgação

A OAB do Ceará está em alerta. O motivo é um furto de documentos que estavam guardados em um imóvel da entidade. Em entrevista coletiva, o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, disse que comunicará a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Conselho Federal da OAB para a investigação do caso. As informações são de O Povo online.

Entre os objetos furtados estão livros, fichas cadastrais e documentos de processos internos em segredo de justiça movidos por advogados contra advogados ou envolvendo juízes, além de nome completo, RG, CPF, histórico profissional e até o tipo sanguíneo de advogados filiados. O acervo da biblioteca da OAB-CE, com cerca de 2.500 livros, e processos dos advogados que teriam sido encaminhados para o local teriam sumido também. 

De acordo com Monteiro, a Ordem vinha recebendo acusações de utilização indevida de dados dos advogados, especificamente na contratação de cartão de crédito e linha telefônica. O presidente da OAB-CE afirmou que a diretoria narra ter encontrado documentos e material de escritório em desordem.

Os documentos e livros foram enviados para imóvel pela gestão anterior. Monteiro acusa a gestão de ter protocolado o processo ou tomado medidas de segurança para resguardar o local. O secretário-geral da OAB-CE na gestão anterior, advogado Croaci Aguiar, negou ter conhecimento de que documentos relevantes tivessem sido enviados ao imóvel. “Se tinha esses documentos lá, precisamos saber quem mandou. Eu não mandei. Os documentos dos advogados continuam no subsolo [da OAB-CE]. É importante que haja uma investigação aprofundada para saber quem foi que mandou”, afirma.

[Foto: Divulgação]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!