
Justiça trabalhista penhora vacas de dono da RedeTV!

Lutando em vão há quase dez anos para receber uma pequena fortuna em verbas trabalhistas da
RedeTV!, o ex-superintendente artístico da emissora, Rogério Gallo, encontrou uma forma de furar a
blindagem patrimonial dos diretores do canal. Um verdadeiro elenco de personalidades foi alvo de
notificações judiciais expedidas na semana passada, informando sobre a penhora de duas vacas de raça,
compradas em sociedade com Amilcare Dallevo Júnior, um dos donos da TV Ômega, a RedeTV!. Os
comunicados foram enviados ao cantor Roberto Carlos, ao humorista Tom Cavalcante, a Lucila Diniz,
irmã do empresário Abílio Diniz, a João Carlos Di Genio, proprietário da Universidade Paulista (Unip) e
dos cursos Objetivo, a Jonas Barcellos Corrêa Filho, dono do conglomerado Brasif, e a Ivan Zurita,
presidente da Nestlé do Brasil. Todos são cotistas dos animais.

As notificações, despachadas no dia 26 de fevereiro, informam sobre um processo de execução de dívida
trabalhista no valor de R$ 2,7 milhões. Os ilustres foram informados de que suas vacas Elegance II e
Vala IV FIV BM da FC, campeãs da raça Nelore, estão arroladas entre os bens penhorados de Amilcare
Dallevo.

No ano passado, o dono da RedeTV! comprou, em parceria, 50% das cotas da Vala IV, por nada menos
que R$ 3 milhões. A Elengance II, campeã da raça em 2006, teve um terço adquirido pelo empresário
por R$ 1,43 milhão, em 14 parcelas. A Elegance está avaliada em R$ 5 milhões. Entram no processo
judicial também os bezerros e até os embriões dos animais, que também valem ouro. Dallevo participa
do negócio de leilões de animais usando a empresa Nelore Dani, cujo nome faz alusão ao de sua mulher,
Daniela Albuquerque.

Protocolado no dia 9 de fevereiro na 2ª Vara do Trabalho de Barueri (SP), o pedido de penhora é da
advogada de Rogério Gallo, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, conselheira da seccional paulista da
Ordem dos Advogados do Brasil. Questionada pela ConJur, Gilda não confirmou nem negou que
tivesse pedido a penhora das vacas. “O processo está sub judice”, limitou-se a dizer. A Justiça, no
entanto, não decretou sigilo no processo.

Desde a última terça-feira (2/3), o processo está com um dos advogados da RedeTV!, Felipe de Carvalho
Belluzi, que só deve devolvê-lo à Vara no dia 10. A ConJur tentou entrar em contato com o advogado,
mas não teve retorno das ligações.

Ciúme milionário
Reconhecida pela Justiça trabalhista em 2001, a dívida de R$ 2,7 milhões em favor de Rogério Gallo
ainda não foi paga. Como a cobrança já em fase de execução, o ex-namorado da apresentadora Adriane
Galisteu conseguiu, em novembro do ano passado, a penhora de um elevador hidráulico e de uma adega
digitalizada de vinhos da diretoria da RedeTV!.

Rogério Gallo foi demitido da emissora em 2000, quando sua então namorada, Adriane Galisteu, fechou
contrato com a Rede Record para apresentar o programa É Show. Na RedeTV!, Galisteu apresentava o 
Super Pop, hoje comandado pela ex-modelo Luciana Gimenez.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 04/03/2010



Gallo, ex-superintendente artístico, foi acusado de infidelidade contratual e quebra de confiança no
exercício de cargo de direção, e demitido por justa causa. A emissora alegou que ele traiu a confiança
dos diretores ao deixar de informar a intenção da namorada de trabalhar em outro canal. A RedeTV!
também questionou o contrato de Gallo e chegou a afirmar que ele não seria seu funcionário, pelo fato
de o contrato ter sido firmado com pessoa jurídica. Em 1999, Rogério Gallo foi contratado por quatro
anos para receber R$ 96,8 mil mensais, mais vantagens.

Na primeira instância, a Justiça do Trabalho entendeu que houve dano à moral do ex-superintendente,
pelo fato de a emissora ter trazido a público os motivos da demissão. De acordo com a sentença, "o
autor, acusado publicamente de infidelidade contratual, teve sua reputação maculada por ato antijurídico
de sua empregadora". A indenização foi fixada em R$ 5 milhões pela juíza Ana Cristina Lobo Petinati,
da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Barueri (SP). O valor incluía R$ 2 milhões por danos morais,
multa pela rescisão antecipada de contrato de trabalho, férias vencidas e 13ºs salários.

Com a apelação da RedeTV! no Tribunal Regional do Trabalho, a indenização por danos morais caiu,
mas não o pagamento de verbas trabalhistas. Segundo o acórdão, estavam presentes os requisitos para a
configuração do vínculo, que são a onerosidade, a subordinação e continuidade dos serviços prestados. O
TRT afirmou que o contrato firmado entre as partes, em nome da pessoa jurídica representada pelo
jornalista, sequer estava assinado. Quanto ao dano moral, a segunda instância considerou que não houve
prova nos autos de que a empresa tivesse contribuído para a divulgação das notícias sobre a dispensa de
Gallo. O ministro Milton de Moura França, do Tribunal Superior do Trabalho, manteve a decisão.

Processo 3828/2000 (2ª JCJ de Barueri)
RR 3.828/2000-202-02-00.6 (TST)

Date Created
04/03/2010

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 04/03/2010


