
Globo é condenada por atribuir culpa indevida a assessor de imprensa

É intolerável que uma emissora do porte da Rede Globo, em condições de averiguar corretamente o erro,
se isente de falha e culpe um terceiro sem o menor receio de ofensa à reputação. A fundamentação foi
usada pela 6ª Câmara de Direito Privado, do Tribunal de Justiça de São Paulo, para negar recurso da
Globo contra decisão que a condenou em primeira instância.

A emissora foi condenada a pagar 200 salários mínimos ao então assessor de imprensa da Justiça Federal
em São Paulo, Márcio Silva Novaes, que hoje trabalha na Rede Record. O caso começou no ano 2000,
quando o assessor distribuiu nota à imprensa sobre o recebimento de denúncia criminal contra o ex-juiz
Nicolau do Santos Neto, condenado por desvio de verbas públicas destinadas à construção da sede do
Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Além dele, mais dois foram denunciados: Monteiro de
Barros e José Eduardo Corrêa Teixeira Ferraz.

A emissora, contudo, noticiou no Jornal Nacional que a denúncia também fora recebida contra Maria da
Glória Beirão dos Santos, mulher de Nicolau, e que teria sido até decretada a sua prisão. Quando a
emissora percebeu o erro, mesmo informada do equívoco, noticiou no dia seguinte que a informação
incorreta havia sido transmitida por culpa do então assessor de imprensa.

Na ação, o jornalista demonstrou que não teve relação com o erro, já que os outros veículos como a 
Record, Folha de S.Paulo e Estadão receberam a mesma informação e a divulgaram de maneira correta.
Por isso, ele pediu indenização por dano moral.

O relator, desembargador José Joaquim dos Santos, que preside a 6ª Câmara, destacou que ficou claro no
texto do assessor que não fora recebida denúncia contra a mulher do juiz aposentado. A Globo deveria
ter apurado o ocorrido e não anunciado que a informação foi transmitida incorretamente pelo assessor de
imprensa, registrou o desembargador.

Ele concluiu que o valor arbitrado na primeira instância deve ser mantido. “Não se vê como, ademais,
reduzir o valor estipulado. Leva-se em conta a grande repercussão que tem a matéria ofensiva à
reputação profissional do autor, considerando que a divulgação dá-se no âmbito do Jornal Nacional,
sabidamente de grande audiência, como, aliás, por ela é apregoado”, finalizou o relator, ao negar recurso
da emissora.

Date Created
01/03/2010

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 01/03/2010

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-tv-globo-culpar-terceiro.pdf

