Programa de intercâmbio

Gilmar Mendes recebe juízes da China, Índia e Rússia

Autor

1 de março de 2010, 16h21

Cinco juízes estrangeiros se reuniram com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, para a cerimônia de abertura do 1º Programa de Intercâmbio de Magistrados do Fórum Bric – Brasil, Rússia, Índia e China. Na manhã desta segunda-feira (1/3), aconteceu a cerimônia de abertura do evento. A ideia é que juízes desses países conheçam as respectivas estruturas do Poder Judiciário.

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o Brasil ocupa lugar de destaque no âmbito do Poder Judiciário. O país vive uma das maiores democracias vitais e ativas do mundo. “Temos que nos integrar mais e mais nesse processo de cooperação”, declarou Gilmar Mendes.

Outro motivo para o encontro é que o Brasil sediará o Encontro Mundial de Cortes Constitucionais, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2011. O ministro afirmou que o país tem um Judiciário bastante diferenciado e independente com a concepção de autonomia administrativa e financeira muito acentuada.

Os visitantes percorrem os tribunais superiores e participam de palestras e colóquios até o próximo dia 12. Eles conhecerão o processo virtual, o papel da Justiça Eleitoral, com um sistema de votação moderno e eleições seguras e também a TV Justiça. A emissora desperta interesse nos visitantes de outros países por causa da transmissão ao vivo das sessões plenárias.

O intercâmbio também é coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). “Creio sinceramente que isso vai evoluir para a congregação de outros países na área da cooperação judiciária internacional”, afirmou o ministro Fernando Gonçalves, presidente da Enfam. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!