Opinião de eleitores

TSE recebe cinco registros de pesquisa eleitoral

Autor

12 de junho de 2010, 10h46

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, esta semana, cinco registros de pesquisa de intenção de para as eleições 2010. As pesquisas são de âmbito nacional e estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.

A primeira pesquisa foi feita pela Publicidade Pesquisa e Marketing (Empop) a pedido da mesma. O período foi nos dias 9 e 10 de junho. A segunda e a terceira pesquisas foram feitas pelo Grupo M Consultoria Empresarial por solicitação da Rádio Clube de Goiânia. As pesquisas aconteceram de 3 a 10 de junho.

Já a Sensus data World pesquisa e Consultoria S/C Ltda. fez a quarta pesquisa a pedido do Partido da República de Minas Gerais (PR-MG). A entrevista com eleitores ocorreu nos dias 10 e 11 de junho. E a última pesquisa foi do Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda., por solicitação da Televisão Centro América Ltda., que ocorre entre os dias 10 a 15 de junho.

De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Entre outras informações, as entidades e empresas que fizerem as pesquisas devem informar quem as contratou, valor, origem dos recursos despendidos no trabalho, metodologia e período de entrevista com eleitores. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!