Banco Mundial

Visita ao STJ consolida iniciativas de cooperação

Autor

21 de maio de 2010, 7h19

Durante dois dias, o Superior Tribunal de Justiça recebeu uma delegação do Banco Mundial. Os quatro representantes da instituição financeira conheceram as autoridades do Tribunal, além das atividades, os servidores e a estrutura da instituição. O objetivo da visita foi reforçar os laços entre a Corte Superior e o Organismo Internacional.

A delegação foi composta pelo especialista sênior de Gestão do Setor Público para a América Latina, David Varela, o oficial sênior para o Brasil, Jorge Luis Archimbaud, e pelas especialistas de Assuntos Legais Isabella Micali e Catarina Portelo. Eles participaram de reuniões políticas e técnicas e conheceram o projeto Justiça Virtual, responsável pela digitalização de cerca de 250 mil processos judiciais. Por conta da iniciativa, esses processos agora tramitam por meio virtual. 

No dia 8 de março, em Washington, o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, e o vice-presidente do Instituto Banco Mundial, Sanjay Pradhan assinaram um Memorando de Entendimento, que previa o estreitamento de relações. 

A parceria pretende levar as boas práticas de transparência e gestão da corte brasileira para países em desenvolvimento, sobretudo da América Latina. Um dos projetos que já estão em andamento é o Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, dentro do qual o Banco Mundial elegeu o STJ como parceiro prioritário de referência. O Tribunal é o responsável pela execução dos projetos técnicos e de transferência de conhecimento no campo da formação educacional, gestão judicial e administrativa junto aos países em desenvolvimento.

Os representantes do Banco Mundial participaram da terceira videoconferência com os demais participantes da iniciativa — além do Brasil, fazem parte o Chile, a Costa Rica, o Paraguai e o Uruguai. O tema debatido foi a estratégia de comunicação dos tribunais, sobretudo o relacionamento com a mídia e a disseminação de informações entre a população. A secretária de comunicação do Conselho da Justiça Federal (CJF), Roberta Bastos, apresentou as iniciativas do Judiciário brasileiro para estar mais próximo à sociedade e para difundir a cidadania.

As reuniões virtuais são preparatórias para a Conferência sobre Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários que deverá ser sediada no STJ no começo do próximo semestre. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!