Excesso de trabalho

Juiz que liberou presos sem julgamento ganha auxiliar

Autor

20 de maio de 2010, 12h42

O juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Varginha, Minas Gerais, Olison Hoffman, terá um auxiliar. Depois de liberar pelo menos 40 presos sem julgamento e alegar excesso de trabalho, o Tribunal de Justiça nomeou Wagner Aristides Machado da Silva, como seu juiz auxiliar, que assumirá o cargo nos próximos dias. A informação é do jornal O Globo.

Na terça-feira (18/5), o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cezar Peluso, enviou ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Antônio Dias de Resende, solicitando explicações sobre a soltura de 40 presos sem julgamento. O ministro estabeleceu prazo de 15 dias para a resposta.

De acordo com o juiz, na única Vara Criminal da cidade estão 5.400 processos aguardando julgamento e os presos foram soltos porque venceu o prazo das prisões preventivas. Hoffman explica que o acúmulo de serviço impede que os processos sejam julgados no prazo. Desde o início do ano, o juiz libera presos sem julgamento. Ele argumenta que é feita uma seleção e são liberados autores de casos menos graves.

O advogado Gustavo Chalfun, da OAB-Varginha, avalia que o Tribunal de Justiça precisa instalar mais uma vara criminal na cidade, para que o Judiciário possa julgar com agilidade os processos encaminhados. Segundo Hoffman a criação está prevista em lei, mas faltam recursos. Em dois anos, segundo o juiz, pode ser que a vara criminal esteja em operação, mas o Tribunal de Justiça informou que não existe previsão para instalação da vara na cidade.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!