Sigilo em risco

Inspeção no sistema do TJ-MT começa na terça

Autor

20 de maio de 2010, 5h49

O Conselho Nacional de Justiça adiou para a próxima terça-feira (25/5) o início da inspeção nos sistemas de informática do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O corregedor-nacional de Justiça, Gilson Dipp, tomou a decisão com base em informações de que há fragilidades no sistema, sob risco de quebrar o sigilo dos arquivos do tribunal.

De acordo com a Portaria 31, o início do trabalho que estava programado para o dia 20/5 foi adiado por conta de dificuldades encontradas. Segundo Dipp, os desembargadores Alberto Ferreira de Souza, Clarice Claudino da Silva, Guiomar Teodoro Borges, Maria Helena Gargaglione Póvoas e Márcio Vidal narraram fragilidades no sistema. A principal suspeita é que o ex-coordenador do departamento de informática, Mauro Ferreira Filho, tenha colocado algum tipo de mecanismo que dá acesso remoto ao sistema, permitindo o acesso dos dados fora do tribunal. Mauro foi afastado do cargo por um ato suspeito.

A inspeção será feita sob coordenação do juiz-auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Friedmann Wendpap, que terá 30 dias para apontar supostas irregularidades. Serão analisados os sistemas de informática de primeiro e segundo graus da jurisdição da Justiça estadual. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!