Crime e loucura

Reforma psiquiátrica é tema de debate em São Paulo

Autor

17 de maio de 2010, 7h10

A implantação da Lei de Reforma Psiquiátrica é um dos temas do colóquio Medida de Segurança, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica, na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. O evento acontece no dia 22 de maio.

Entre os palestrantes estão o promotor de Justiça em Goiânia, Caetano da Silva, a juíza Cláudia Barrichello e a defensora pública Carmen Silva Barros.

O objetivo do debate é tratar da reforma psiquiátrica, além da revisão de paradigmas que norteiam as ações no campo jurídico, da saúde mental e da assistência prestada aos pacientes que têm transtorno mental e que cometeram crimes.

O colóquio faz parte das comemorações pelos 10 anos de parceria entre a Universidade Cruzeiro do Sul e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I de Franco da Rocha.

O evento é voltado para profissionais e alunos de psicologia, serviço social, Direito, medicina e todos os interessados no tema. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2037-5853. O valor da inscrição é R$ 50.

Serviço
Data: 22 maio 2010
Horário:08h às 18 h
Local: Anfiteatro Fernando Henrique Cardoso – Campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (Rua Regente Feijó 1.295 – Jd. Anália Franco – Tatuapé – São Paulo)

Confira a programação:

8h15 Credenciamento e café de boas vindas servido com iguarias produzidas pelos pacientes do HCTP II de Franco da Rocha.

9h15 Abertura – Profa. Dra. Sueli Marquesi (Reitora) e Profa. Dra. Simone Domingues (Coordenadora do Curso de Psicologia).

9h45 “Um pouquinho de saúde, um descanso na loucura” – Profa. Dra. Margarida C. Mamede (HCTP de Franco da Rocha e UNICSUL).

10h15 Apresentação do Coral “Vide Bula” do HCTP I de Franco da Rocha.

10h45: Palestra – “Medida de Segurança e Reforma Psiquiátrica” – Dr. Haroldo

Caetano da Silva – Promotor de Justiça de Goiânia, criador do PAILI (Programa de Assistência Integral ao Louco Infrator) e ganhador do Prêmio Inovare 2009.

12h30 às 13h30 Almoço.

13h30 Mesa redonda – “Manicômios Judiciários e Lei 10.216: necessidades, possibilidades e limites” – Prof. Ms. Claúdio Cobianchi (Ambulatório de Saúde Mental de Mogi das Cruzes e UNICSUL) e Dra. Carmen Silvia Moraes Barros (Defensoria Pública/SP).

15h Palestra – “Os projetos terapêuticos atuais” – Dra. Cláudia Barrichello (Juíza de Direito – Corregedoria dos Presídios de São Paulo) e Dra. Odete Maria Vieira Lanzotti (Diretora do HCTP I de Franco da Rocha).

16 h: Mini-palestra: “O Projeto de Acompanhamento Terapêutico nos HCTPs I e II: novos atalhos para além dos muros”. Ganhador do Prêmio Madre Cristina 2009 – Profa. Dra. Margarida C. Mamede (HCTP de Franco da Rocha e UNICSUL), Elidiana Soares, Suzanne Akamine e Cíntia Morais (alunas do Curso de Psicologia da UNICSUL).

16h45min: Apresentação de trabalhos – (pôster)

17h45min: Fechamento e confraternização.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!