Futuros adotantes

Interessados em adoção fazem curso preparatório

Autor

15 de maio de 2010, 17h03

A Vara Central da Infância e da Juventude da cidade de São Paulo fará o primeiro curso preparatório para interessados em entrar no cadastro de adoção, na próxima quinta-feira (20/5). Essa preparação é prevista pelo artigo 59 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que exige uma preparação psicossocial e jurídica dos futuros pais. Participarão 80 candidatos convocados pelos setores de Serviço Social e Psicologia da Vara.

No curso, técnicos de Serviço Social e da Psicologia do Tribunal de São Paulo falarão sobre as suas atribuições no processo de adoção, perfil das crianças aptas à adoção e suas famílias biológicas, preparação dos adotandos e dos adotantes, comportamentos e reações esperadas, acompanhamento psicológico necessário e adoções inter-raciais e tardias. A doutora em Medicina Genética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Gilka Figaro Gattás, esclarecerá os mitos sobre a carga genética dos adotados em relação a vícios e doenças. 

Os palestrantes ainda contarão o caso de um adotante que superou condições de adoção consideradas difíceis. Ele contará sobre sua história de sucesso desde a inscrição, preparação, habilitação, apresentação ao pretenso adotando, visitas, formalização do pedido, chegada em casa, dúvidas, o estágio de adaptação, convivência, acompanhamento psicossocial, sentença concessiva e filiação. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!