Explicação suficiente

Ministro da Justiça decide manter Tuma Junior

Autor

5 de maio de 2010, 18h40

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, decidiu que não irá demitir o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior. Os dois conversaram sobre o suposto envolvimento de Tuma com Li Kwok Kwen, preso pela Polícia Federal em São Paulo por contrabando e imigração ilegal. A informação é do Globo Online.

Barreto considerou as explicações de Tuma suficientes e não tem a intenção de demitir o secretário. O nome de Tuma apareceu nas investigações da Polícia Federal sobre o grupo de Li Kwok, em setembro do ano passado. Li Kwok e os outros acusados estão presos e já foram denunciados pelo Ministério Público. O caso tramita na 3ª Vara da Justiça Federal em São Paulo. O nome de Tuma não consta na lista dos denunciados.

A relação de Tuma Junior com Kwen, também conhecido como Paulo Li, foi mapeada ao longo dos seis meses da investigação que deu origem à Operação Wei Jin, deflagrada em setembro de 2009. Além de ocupar um dos postos mais importantes da estrutura do Ministério da Justiça, Tuma Junior preside, desde o último dia 23 de abril, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!