Caso Nardoni

Justiça não pode ser substituída por linchamento

Autor

5 de maio de 2010, 15h31

Durante o julgamento do casal Alexandre Nardoni e Carolina Jatobá pela morte da menina Isabela, recentemente, o advogado de defesa Roberto Podval sofreu com o clamor popular por Justiça. A multidão que acompanhava o júri na porta do Fórum de Santana chegou a agredi-lo por conta de seu trabalho em defesa do casal. Depois da decisão da Justiça pela condenação do casal, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa pede atenção para que o Poder Judiciário não seja substituído pelo linchamento.

Em carta, o IDDD afirma que a espetacularização do ato acabou por incitar a população a agredir tanto Podval, quanto seus colegas Paula Indalecio, Roselle Soglio e Marcelo Raffaini, “que defendiam com empenho e vigor seus constituintes”. “A transformação em vilão de quem exerce, com acuidade, o direito de defesa de cidadãos, colaborando, de forma indispensável para a realização da Justiça, põe em risco a estrutura do Estado Democrático de Direito, substituindo o Poder Judiciário pelo linchamento”, diz o IDDD.

Leia a nota:

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa pede a atenção da sociedade para o desvio do foco que se operou no julgamento do casal acusado de matar Isabella Nardoni. A espetacularização do ato acabou por incitar a massa a agredir o advogado Roberto Podval e seus colegas Paula Indalecio, Roselle Soglio e Marcelo Raffaini, que defendiam com empenho e vigor seus constituintes.

A transformação em vilão de quem exerce, com acuidade, o direito de defesa de cidadãos, colaborando, de forma indispensável para a realização da Justiça, põe em risco a estrutura do Estado Democrático de Direito, substituindo o Poder Judiciário pelo linchamento. A agressão contra os advogados atingiu o Direito de Defesa, e merece repúdio. O IDDD, ao tempo em que se solidariza com os patronos que foram vítimas dessa agressão, pede que as autoridades constituídas cuidem de proteger os advogados da turba e de quem a açula.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!