Concorrente vencedor

RJ sediará evento internacional sobre concorrência

Autor

4 de maio de 2010, 11h04

O Rio de Janeiro será a primeira cidade na América Latina a sediar uma conferência da Rede Internacional da Concorrência. A 11ª Conferência Anual da ICN escolheu sua sede na semana passada, na Turquia, durante a 9ª Conferência Anual, que reuniu autoridades de mais de 90 países, além de acadêmicos e profissionais que atuam na área. O Brasil disputou com países como Egito e Polônia. As últimas quatro conferências aconteceram na Turquia, Suíça, Japão e Rússia.

A Rede Internacional da Concorrência foi criada em outubro de 2001 por 14 autoridades de órgãos antitruste do mundo. O objetivo é promover a convergência global em matéria de concorrência e prover um fórum independente e especializado no tema.

Na Conferência da Turquia, o Brasil se destacou nos painéis de defesa da concorrência. A secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares de Araújo, participou do painel Trends in Cartel Enforcement and Policy (Tendências da Política de Repressão a Cartéis), ao lado de autoridades de defesa da concorrência da Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Japão. 

As ações do Ministério da Justiça para difundir a cultura da concorrência, como a coleção de cartilhas e a campanha nos aeroportos, também foi tema de debate. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica foi representado pelo Conselheiro Olavo Chinaglia, que apresentou painel sobre Agency Effectiveness. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!