Presídios lotados

Presos são liberados para prisão domiciliar no MA

Autor

28 de junho de 2010, 18h04

Os presos do regime aberto de São Luís, no Maranhão, foram liberados para cumprir a pena em regime domiciliar. A decisão foi tomada pelo juiz da Vara de Execuções Criminais, Douglas de Melo Martins. Ao todo, 141 presos foram beneficiados com a decisão do juiz.

A soltura foi determinada pela Portaria 12/2010 da Vara. De acordo com a regra, “fica autorizada a prisão domiciliar daqueles que cumprem pena em regime aberto e limitação de fim de semana na Casa de Assistência ao Albergado e Egresso”. Os beneficiados com a portaria devem informar endereço domiciliar do cumprimento da pena e precisam comparecer em juízo sempre que convocados para cursos e palestras.

A intenção é reduzir a superlotação nos presídios da capital maranhense e diminuir os conflitos entre os presos que trabalham e os que não trabalham. “São presos que estão liberados para o convívio com a sociedade”, esclarece. De acordo com Martins, os presos que trabalham permanecem fora dos estabelecimentos penais durante o dia. À noite, se recolhem à Casa do Albergado e Egresso, onde permanecem das 20h às 6h.

“Como estão abrigados no mesmo espaço, isso gera uma tensão muito grande entre eles”, explica Martins. Com a liberação dos presos da Casa do Albergado (regime aberto), as vagas serão destinadas aos presos do regime semiaberto que trabalham.

O juiz afirma que situação do sistema penitenciário no estado é preocupante. “Nos últimos dois anos cerca de 40 pessoas foram mortas nos presídios”, afirmou. Para ele, o motivo das mortes é a superlotação. Martins ressalta que o governo estadual está investindo no combate à criminalidade e houve um aumento no número de prisões. E que, nos últimos anos, foram abertas apenas 200 vagas. “O déficit de vagas é enorme”, alerta. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!