Sobrecarga na máquina

Empresário acusado de coação não consegue HC

Autor

28 de junho de 2010, 17h48

Não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de Habeas Corpus impetrado contra decisão do relator que, em recurso requerido a Tribunal Superior, indefere a liminar. Com base na Súmula 691, o ministro Marco Aurélio negou pedido de Habeas Corpus de um empresário denunciado por coação de testemunhas durante processo judicial. O empresário queria suspender a Ação Penal que tramita contra ele na 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro e uma audiência. 

O ministro Marco Aurélio, relator do recurso, observou que a matéria tratada está submetida ao Superior Tribunal de Justiça. “O quadro não exige pronunciamento com queima de etapas no que se pretendeu suspender audiência designada para 7 de junho de 2010 e sobrestar processo-crime, pleiteando-se, como tema de fundo, o trancamento da ação penal”, disse Marco Aurélio.

O ministro afirmou: “Este habeas somente serve à sobrecarga da máquina judiciária”. Ele determinou a remessa dos autos para a Procuradoria-Geral da República emitir parecer.

O empresário alegou que a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro é inepta por falta de justa causa. E sustentou que as supostas vítimas não figuraram como testemunhas em audiência no dia 10 de maio de 2006, quando teria ocorrido a alegada coação.

A defesa do empresário tentou no Superior Tribunal de Justiça a suspensão do processo em curso na Justiça fluminense. O relator do caso no STJ rejeitou o pedido. Contra esta decisão, a defesa impetrou o HC no Supremo. Pediu o afastamento da Súmula 691, para que a Corte analisasse o caso, com o sobrestamento da ação penal. O STF negou o pedido. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

HC 104.267

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!