Consultor Jurídico

Entrevistas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

NOTAS CURTAS

Judiciário de SP registra 305 mil sentenças em maio

Por 

Geiza Martins - Spacca

Em maio, a Justiça estadual de primeira instância de São Paulo registrou 305 mil sentenças e 129 mil audiências. Foram distribuídos 359 mil novos processos. Os processos em andamento ultrapassam 18 milhões. Nos juizados especiais cíveis, foram feitos 12 mil acordos, 6 mil por conciliadores e quase 3 mil por juízes. O restante é de acordos extrajudiciais.  O levantamento é da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Degrau a mais
O TRF-3 tem dois novos desembargadores. O juiz José Marcos Lunardelli, da 17ª Vara Federal Cível de São Paulo, e juíza Maria Lucia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Federal Cível. Eles foram promovidos por critério de merecimento e antiguidade, respectivamente. O próximo a ser promovido, por antiguidade, é o juiz Fausto Martin de Sanctis, muito conhecido por sua atuação à frente da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, especializada em crimes financeiros.

Mais promoções
No TRF-2, José Neiva tomou posse como desembargador. Ele ocupa a vaga da desembargadora federal Tania Heine, que se aposentou em 2009. Foi escolhido por critério de merecimento. 

Site novo
O constitucionalista Luís Roberto Barroso inaugurou o site de seu escritório luisrobertobarroso.com.br na quinta-feira (24/6). A página traz peças processuais, entrevistas, palestras, sustentações orais. Conta também com uma seção de notícias.

Fã de Michael
O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo, escreveu um artigo sobre o cantor Michael Jackson publicado pela Folha de S.Paulo, na sexta-feira (25/6), um ano depois da morte do astro pop. No texto, Britto compara Michael a Elvis Presley: "Nunca se viu ninguém (nem mesmo o fenomenal Elvis Presley) que desse tanta liberdade aos quadris, mãos, pernas e expressões faciais, num contexto rítmico de impecável marcação e irresistível contágio", escreveu o ministro-poeta.

Marco Aurélio x Ophir
No bolão de celebridades do portal G1, da Rede Globo,  o ministro Marco Aurélio Mello encerrou a primeira fase da Copa do Mundo em quarto lugar. Ele está empatado com o gari da Sapucaí, Renato Sorriso. Ophir Cavalcante, presidente da OAB, ficou em nono. 

De olho na saúde
A inclusão de novos procedimentos na cobertura mínima dos planos de saúde não é motivo de aumentos nos valores dos convênios para o consumidor. O alerta é do escritório Araújo e Conforti. No início do mês, a Associção Brasileira de Medicina de Grupo informou que os planos devem ficar 11% mais caros por essa razão.

Cartórios brasileiros 
A evolução dos cartórios brasileiros é tema de seminário internacional sobre serviços notariais em Coimbra, Portugal. O evento acontece no sábado (24/6) e no domingo (25/6). Convidado para palestrar, o brasileiro Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg, falará sobre a modernização dos serviços notariais e de registro e a certificação digital no Brasil. 

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 26 de junho de 2010, 7h53

Comentários de leitores

1 comentário

Magistratura e produtividade

PM-SC (Advogado Autônomo - Civil)

Os dados estatísticos apresentados na notícia sob comento, isoladamente, nem sempre espelham êxito de produtividade do serviço forense.
A respeito, leiam os meus artigos "Magistratura: produtividade controlada em processo virtual" e "Estatística forense gerada em processo virtual: controle de produtividade", publicados na biblioteca digital do STJ (BDJur/STJ - http://bdjur.stj.jus.br/xmlui/advanced-search)

Comentários encerrados em 04/07/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.