Sondagem eleitoral

TSE recebe mais quatro registros de pesquisas

Autor

19 de junho de 2010, 6h26

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, até o início da tarde de sexta-feira (18/6), quatro registros de pesquisa sobre as eleições 2010. As pesquisas são de âmbito nacional e estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores de Goiás, Sergipe, Distrito federal e Paraíba para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.

A primeira pesquisa foi feita pela Ecope do Brasil Instituto de Pesquisa de Opinião Pública Ltda., a pedido da Unidas Gráfica Editora Ltda. Período: 10 a 13 de junho. A segunda empresa a fazer pesquisa foi a Central de Informações Comerciais Ltda. – Dataform por solicitação do Jornal Cinform. As pesquisas foram feitas de 15 a 17 de junho.

A Soma Serviçoes de Pesquisa de Opinião Ltda. fez a terceira pesquisa a pedido da Editora Capital Brasiliense Ltda. A entrevista começou no dia 16 e vai até este sábado (19/6). A última pesquisa foi da Consultoria e Pesquisa Técnica Ltda., por solicitação do Jornal Correio da Paraíba Ltda., que ocorreu de 13 e 17 de junho.

De acordo com a resolução sobre pesquisas eleitorais, desde o dia 1º de janeiro deste ano, todas as pesquisas de intenção de voto para conhecimento público devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias da divulgação. Somente as pesquisas sobre eleições presidenciais são registradas no TSE. As enquetes sobre os demais cargos (governador, senador, deputados federal, estadual/distrital) têm de ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral do estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!