NOTAS CURTAS

OAB-SP criará rede social exclusiva para advogados

Autor

14 de junho de 2010, 7h32

Spacca
Geiza Martins - Spacca

O primeiro projeto da recém-criada Comissão Web Advocacia, da OAB-SP, é a criação de uma rede social exclusiva para advogados. Será uma mistura do Facebook com o Linkedin para os profissionais trocarem informações. Também estão previstos uma Wikipédia do Direito — com conteúdo do Código de Processo Cilvil, Penal e do Trabalho — e um Twitter específico para advogados. O conselheiro da entidade Jarbas Machioni presidirá a comissão.

Violência tem preço
O fim da violência no Brasil poderia gerar um adicional de US$ 101 bilhões anuais à economia do país. O dado é de estudo feito pelo Instituto para Economia e Paz, da Austrália. No chamado Índice Global de Paz, feito pelo mesmo instituto, o Brasil é 83º mais pacífico do mundo. Foram analisados 149 países.

Sra. Defensora
Recém-eleita, Daniela Cembranelli tomará posse do cargo de defensora pública-geral de São Paulo na sexta-feira (18/6). O evento acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, às 17h30. Daniela leva muitos projetos para desenvolver em sua gestão e promete investir em conciliação.

“É gol, que felicidade”
Advogados apaixonados por futebol podem trocar o terno e a gravata pela camisa amarela. A OAB-SP vai reunir a torcida de advogados para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo em telões instalados no Hotel Braston — Rua Martins Fontes, 330, em São Paulo. A concentração de direito e futebol leva o nome de Oba Oba Brasil – OAB SP.

“Pula a fogueira Iaiá”
Quem gosta de uma quadrilha pode levantar poeira no chão do Clube dos Advogados, de Porto Velho, no próximo dia 19. A OAB-RO promove a nona edição do Arraiá da OAB. A festa terá show dos sertanejos Meninos da Viola. A decoração terá bandeirinhas verde e amarela, ao futebol do Brasil em tempos de Copa do Mundo. O clube fica na avenida Rio de Janeiro, na Lagoinha, na capital de Rondônia.

Transparência do Judiciário
Nos dias 4 e 5 de agosto, o STJ será sede da Conferência Internacional sobre Transparência e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários. O evento é uma parceria entre o Banco Mundial, o STJ e a Cúpula Judicial Ibero-Americana. Haverá representantes do Chile, Costa Rica, Paraguai e Uruguai.

Correição no Maranhão
Desta segunda-feira (14/6) até sexta (18/6), a Vara do Trabalho de Bacabal (MA) e a 5ª e 6ª Varas de São Luís terão correição ordinária. Na terça-feira (15/6), a correição terá horário especial devido ao jogo da seleção brasileira de futebol: das 7h30 e 14h.

Bolsa de estudos
A Católica Global School of Law, de Portugal, oferece bolsas de estudos a brasileiros graduados em Direito. Trata-se do programa LLM, que têm dez meses de duração. O início é em setembro de 2010 e finaliza em julho de 2011. Os aprovados irão elaborar uma dissertação de mestrado. Para mais informações, clique aqui.

Novos desembargadores
Foram criados oito cargos de desembargadores no TJ-CE. Três serão preenchidos pelo critério de merecimento e outros três serão providos por antiguidade. Dois são do quinto constitucional.

Islam amigo
O Instituto Amigos do Islam concedeu 23 bolsas de estudos para a Universidade Metropolitana de São Paulo (FIG-Unimesp). Entre os eles está o curso de Direito. O Instituto tem por finalidade a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia. No último ano, 50 mil pessoas foram atendidas. O juiz federal Ali Mazloum é o coordenador do programa de inclusão social.

Advogados dos Escravos
Cássio Schubsky convida todos para o lançamento do livro O Advogado dos Escravos, que conta a história de Luiz Gama. O autor é o advogado Nelson Câmara. A publicação da editora Lettera.doc mostra a luta de Gama em defesa gratuita de escravos. O evento será no dia 21 de junho, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Espaço para aprender
O professor Paulo de Barros Carvalho inaugura o Auditório da Casa de Estudos, em São Paulo, nesta segunda-feira (14/6), às 19h30. Na ocasião, o professor Torquato Castro Jr. fará uma palestra sobre seu livro A Pragmática das Nulidades e a Teoria do Ato Jurídico Inexistente.

Clap, clap, clap!
O Instituto dos Advogados do Paraná merece palmas. Na terça-feira (15/6), o IAP completa 93 anos de fundação.A presidente, Rogéria Fagundes Dotti, oferece um jantar no Graciosa Country Club.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!