Consultor Jurídico

Jornadas do IBDP em Vitória debatem reformas dos códigos de processo

11 de junho de 2010, 0h11

Por Redação ConJur

imprimir

Vitória sediará, na próxima semana, as VIII Jornadas Brasileiras de Direito Processual Civil. O evento conta com a presença de renomados especialistas em Processo Civil, como Ada Pellegrini Grinover, Athos Gusmão Carneiro, Humberto Theodoro Júnior, José Manoel de Arruda Alvim Neto, Luiz Rodrigues Wambier e Kazuo Watanabe.

As discussões estarão focadas, nos textos dos novos Códigos de Processo Civil e de ProcessoPenal, ambos em debate no Senado. O Código de Processo Penal já se encontra em processo de discussão no plenário. O relator da matéria é o senador Renato Casagrande. O Código de Processo Civil foi entregue ao presidente do Senado, José Sarney, no último dia 8.

Em Vitória, estarão paresentes membros da Comissão de Juristas que elaboraram a proposta, inclusive o ministro Luiz Fux, que presidiu o colegiado e a professora Teresa Wambier, relatora da iniciativa.

Estarão presentes importantes palestrantes estrangeiros: o professor da Universidade de Florença, Andrea Proto Pisani, discorrerá sobre coletivização dos processos individuais na Itália; o professor argentino Eduardo Oteiza falará sobre as reformas do direito processual sul americano; o professor espanhol Juan Montero Aroca fará sua palestra a respeito da privatização do processo. Também participam do evento o professor da Universidade de Cambridge, Neil Andrews, que  explicará a coletivização dos processos individuais na Inglaterra.

As jornadas terão módulos sobre os seguintes temas: o processo civil nos tribunais superiores; o processo civil aplicado na Justiça do Trabalho; a Fazenda Pública em juízo; e o processo civil aplicado na Justiça Federal.

Serviço
Data: de 21 a 24 de junho
Local: Centro de Convenções de Vitória
Inscrições pelo telefone (61)3345-6233, ou pelo site do IBDP. E ainda pelo email [email protected]