Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Aposentadoria compulsória

Ministro Eros Grau se despede da 2ª Turma

O ministro Eros Grau decidiu que só atuará nas sessões do Plenário do Supremo Tribunal Federal devido a proximidade de sua aposentadoria compulsória. Nesta terça-feira (8/6), no encerramento da sessão, ele informou que, por questões de agenda, não deverá comparecer aos próximos encontros da 2ª Turma. O ministro faz 70 anos, idade limite para permanecer no serviço público, no dia 19 de agosto.

Eros Grau disse que “foi inesquecível o convívio de muita lealdade” e se disse grato pela amizade dos colegas ministros. Integrante da 2ª Turma, o ministro Celso de Mello criticou a exigência de aposentadoria compulsória e lembrou os tempos em que não existia limite de idade para aposentadoria. Celso de Mello afirmou que notáveis juízes ultrapassaram os 70 anos e permaneceram na Corte, alguns deles até nonagenários.

Celso de Mello frisou que Eros Grau se notabilizou por julgamentos de destaque para o Brasil e citou a decisão sobre a Lei de Anistia como um deles. Também lembrou sua decisão sobre a greve no serviço público. Para o ministro, os votos de Eros Grau são ponderados, substanciosos e o retratam como grande mestre do Direito. Ele lhe desejou, em nome dos demais ministros, felicidades na nova fase da vida. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Revista Consultor Jurídico, 8 de junho de 2010, 22h16

Comentários de leitores

8 comentários

EROS GRAU SE DESPEDE DO SUPREMO

Jose Antonio Dias (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Já vai tarde esta caricata figura...

Lamentável

Le Roy Soleil (Outros)

É lamentável a aposentadoria compulsória aos 70 anos. É a melhor idade do ser humano, a idade da experiência, da ponderação, do equilíbrio, qualidades que geralmente faltam aos noviços na magistratura.
Aliás, esse limite compulsório só existe devido ao "lobby" feito pelos juízes de instâncias inferiores (leia-se: associações de magistrados), que nutrem uma estranha ansiedade em chegar logo ao topo, como se a magistratura fosse uma competição.

SERÁ ???

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

SOU ASSÍDUO TELESPECTADOR DO PLENÁRIO DO STF. SERÁ QIE EROS GRAU VAI, REALMENTE, FAZER FALTA ???
TENHO MINHAS CRUEIS E CRUENTAS DÚVIDAS !
acdinamarco@aasp.org.br

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 16/06/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.