Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Jogos no Brasil

Treinamento no Rio busca evitar cartéis em obras

Com o intuito de evitar cartéis em licitações em obras da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e o governo do Rio de Janeiro fizeram um treinamento para cerca de 70 servidores de órgãos licitantes responsáveis por contratações.

A iniciativa faz parte do programa “Jogando Limpo”. Lançado pela SDE em junho de 2010, ele pretende mostrar às comissões de licitações meios de aumentar a competitividade dos processos e identificar a presença de conluios entre os licitantes.

A diretora do Departamento de Proteção Econômica da SDE, Ana Paula Martinez, explica que a importância da realização do treinamento está no fato de que “as contratações de obras e serviços para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016 demandarão vultosos recursos públicos, por isso é necessário aumentar a rede de agentes públicos atentos a indícios de cartéis em licitações”.

De acordo com estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os cartéis em licitações são responsáveis por um sobrepreço médio de 20% ou mais nos bens e serviços que serão contratados pelo Estado. No Brasil, a prática é crime e também infração administrativa. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Revista Consultor Jurídico, 28 de julho de 2010, 8h31

Comentários de leitores

1 comentário

Ex-Alunos Cesar Maia, conhecem bem essas aulas...

Luiz Pereira Carlos (Técnico de Informática)

É a aula inaugural, onde serão todos apresentados e postreiormente serão treinados justamente para cumprir o inverso da determinação sem riscos e sem confrontos entre si...
*
Quem acredita mais nesse País, e nesse Rio de Janeiro, e nessa....

Comentários encerrados em 05/08/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.