Inteligência empresarial

CEAE promove curso sobre auditoria em escritórios

Autor

25 de julho de 2010, 12h58

O Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia (CEAE) promove, no próximo dia 28 de julho, curso para discutir a auditoria voltada aos escritórios jurídicos, em São Paulo.

A auditoria pode atuar como parceira do escritório, ajudando a solucionar os diversos tipos de problemas relacionados às áreas contábil, trabalhista e tributária. A auditoria avalia e constrói um importante relatório com recomendações e sugestões de melhorias no controle interno, adequados à realidade da instituição, gerando economia e outros importantes benefícios.

Um dos benefícios da auditoria é a implantação das ferramentas de gestão como análise econômica, de rentabilidade e do fluxo de caixa. “Um fluxo de caixa que não está completo e não é atualizado diariamente dificulta a gestão de recursos do escritório. Fizemos trabalhos importantes automatizando o fluxo de caixa com a finalidade de extrair as informações necessárias diretamente do banco de dados do sistema”, completa Raul Corrêa da Silva, sócio-fundador e presidente da Crowe Horwath RCS, que também já foi vice- presidente da ANEFAC, Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.

A palestra terá apresentação teórica e de casos práticos de êxito no setor jurídico. “Outro trabalho no mesmo escritório foi de análise econômica e de rentabilidade que consistiu em abrir as receitas por cliente, tipo de cobrança, tipo de serviço, advogado, filial. Além das receitas, foi efetuada uma análise detalhada das despesas e, posteriormente, da rentabilidade por área de atuação.

Como este relatório era efetuado com informações mensais,  o escritório poderia analisar o comportamento das suas receitas ao longo do tempo para focar nas áreas de atuação geradoras de receita, efetuar ações específicas para melhorar uma outra área e analisar qualquer variação nas despesas mensais. Com a implantação destas ferramentas, o escritório teve uma visão melhor de qual área gera ou não lucro e conseguiu gerir melhor seus recursos para investir no seu crescimento”, finaliza o palestrante.

Com o intuito de promover e apoiar as boas práticas para o desenvolvimento do setor jurídico, o CEAE estará aberto aos interessados no tema. O evento acontece no Instituto Internacional de Ciências Sociais, o IICS, que fica na rua Maestro Cardim, 370, Bela Vista, São Paulo, no dia 28/07, às 19h00. Informações e Inscrições: 11-3819-9392, ou [email protected]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!