Opinião pública

Sites nos EUA proíbem comentários anônimos

Autor

22 de julho de 2010, 17h05

Sites jornalísticos, especialmente nos Estados Unidos, decidiram proibir comentários anônimos. O Sun Chronicle, de Massachusetts, passou a exigir número de cartão de crédito para verificar a identidade do internauta, de acordo com a Folha de S.Paulo.

O Buffalo News, do estado de Nova York, exige agora que os usuários assinem os comentários com o nome real. O objetivo é reduzir os comentários agressivos e difamatórios que costumam surgir em comentários anônimos, o que gera implicações jurídicas.

A editora do Buffalo News, Margaret Sullivan, afirmou à Canadian Press que os comentários anônimos são muitas vezes "racistas e sexistas" e "derrubaram o teor e a reputação" do site do jornal.

No Brasil, a justiça examina o caso de pessoas com múltiplas identidades falsas — ou que usam identidade de terceiros — para fazer campanhas de demonização de concorrentes ou desafetos, usando o truque do combate à corrupção. Haveria até mesmo empresas especializadas nessa prática deletéria, especialmente para formar opinião na área política.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!