Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Opinião pública

Sites nos EUA proíbem comentários anônimos

Sites jornalísticos, especialmente nos Estados Unidos, decidiram proibir comentários anônimos. O Sun Chronicle, de Massachusetts, passou a exigir número de cartão de crédito para verificar a identidade do internauta, de acordo com a Folha de S.Paulo.

O Buffalo News, do estado de Nova York, exige agora que os usuários assinem os comentários com o nome real. O objetivo é reduzir os comentários agressivos e difamatórios que costumam surgir em comentários anônimos, o que gera implicações jurídicas.

A editora do Buffalo News, Margaret Sullivan, afirmou à Canadian Press que os comentários anônimos são muitas vezes "racistas e sexistas" e "derrubaram o teor e a reputação" do site do jornal.

No Brasil, a justiça examina o caso de pessoas com múltiplas identidades falsas — ou que usam identidade de terceiros — para fazer campanhas de demonização de concorrentes ou desafetos, usando o truque do combate à corrupção. Haveria até mesmo empresas especializadas nessa prática deletéria, especialmente para formar opinião na área política.

Revista Consultor Jurídico, 22 de julho de 2010, 17h05

Comentários de leitores

1 comentário

HAY QUE REGRAR

José R (Advogado Autônomo)

ANTES DA INTERNET, OS CANHÕES DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ERAM ALGUNS ÓRGÃOS, ESCRITOS, FALADOS E TELEVISADOS, COM RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS FACILMENTE IDENTIFICÁVEIS E, IGUALMENTE, "RESPONSABILIZÁVEIS" POR SEUS DESVIRTUAMENTOS,LEVIANDADES E INVERDADES...
AGORA, RESSALVADOS OS SITES E BLOGS SÉRIOS (QUE SÃO A MINORIA), CADA DESOCUPADO, CADA EXPULSO DO BOM JORNALISMO OU CADA OCIOSO DISPÕEM DO SEU PRÓPRIO CANHÃO, PARA ESTRAÇALHAR A HONRA DOS DESAFETOS E, MUITOS DELES, SE DEDICAM APENAS A REPRODUZIR NOTÍCIAS NEGATIVAS ACERCA DAS PESSOAS, SE DELEITANDO QUANDO ESTAS TÊM ALGUMA NOTORIEDADE.
TUDO LIVREMENTE E, EM ALGUNS CASOS, ATRAVÉS DE SÍTIOS HOSPEDADOS EM ESTADOS ESTRANGEIROS,FORA DA JURISDIÇÃO DO BRASIL...TUDO VAI PARA OS SITE DE BUSCA (COMO O GOOGLE, POR EXEMPLO), PARA GÁUDIO E REFESTELAMENTO DOS INIMIGOS DOS ATACADOS...
A HONORABILIDADE GERAL ESTÁ EXPOSTA À LIVRE IRRESPONSABILIDADE, À SANHA E AO GOSTO PATOLÓGICO DOS DETRATORES...
VAMOS REGULAMENTAR ADEQUADAMENTE ESSA NOVA FORMA DE EXPRESSÃO? PARECE ÚTIL E NECESSÁRIO.

Comentários encerrados em 30/07/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.