O pai

Justiça manda José Alencar reconhecer paternidade

Autor

22 de julho de 2010, 18h17

Há dez anos a professora aposentada Rosemary de Morais, de 55 anos, resolveu entrar com uma ação judicial para que José de Alencar a reconhecesse como filha. Hoje, Alencar é vice-presidente da República e a professora aposentada viu seu pedido ser aceito. A Justiça determinou, na quarta-feira (21/7), que ele oficialize a paternidade, como informa o jornal O Globo.

O vice-presidente se negou a fazer o exame de DNA. Entretanto, várias testemunhas e outras provas anexadas ao processo convenceram o juiz José Antônio Oliveira Cordeiro, da Vara Cível de Caratinga (MG), de que Alencar é mesmo o pai da professora aposentada. Quando o suposto pai se nega a fazer o teste de DNA, a paternidade é presumida pela Justiça.

Rosemary ficou sabendo quem era o pai por intermédio da própria mãe. Criada pelos avôs paternos, a professora aposentada levou quatro anos para entrar com a ação. Quando os pais dela se relacionaram, nenhum dos dois era casado.

Em visita a Caratinga (MG), Rosemary pôde ver o pai de perto. Em campanha para o Senado, Alencar visitara a cidade de 85 mil habitantes. A multidão, porém, impediu que ela se aproximasse. “Fui até a rádio onde ele deu uma entrevista e lá consegui dizer que eu era sua suposta filha”, conta Rosemary, “Ele ficou surpreso e disse que estava disposto a me dar toda atenção. Só que nunca mais me ouviu”.

A mãe de Rosemary, Francisca Nicolina de Morais, morreu de câncer, aos 82 anos. Para mover a ação de paternidade, a professora aposentada precisou se desfazer do sobrenome Neves, que ganhou do pai adotivo. Em relação ao reconhecimento da paternidade por Alencar, a professora aposentada é cética. “Eu tenho medo que gaste mais outro tanto tempo de briga na Justiça. Eu não quero nada daquilo que ele pensa que eu tenho direito”, conta.

A sentença foi dada a quinze dias do prazo para apresentação de recurso. De acordo com a assessoria de Alencar, não há nenhum tipo de ação de paternidade movida contra ele.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!