Eleições 2010

Seis municípios brasileiros têm novos prefeitos

Autor

20 de julho de 2010, 4h46

Aproximadamente 130 mil eleitores de seis municípios brasileiros compareceram às urnas no último domingo (18/7) para escolher os prefeitos que substituirão aqueles que foram cassados pela Justiça Eleitoral. As eleições suplementares ocorreram em Apiacá (ES), Araras (SP), Riachão do Dantas (SE), São Francisco do Maranhão (MA) e Isaías Coelho e Nossa Senhora dos Remédios (PI), de acordo com informações da Agência Brasil.

Abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação foram os responsáveis pela cassação dos mandatos do prefeito de Araras Pedro Eliseu Filho (DEM-SP) e do vice Agnaldo Píspico (DEM-SP), ambos eleitos em 2008.

Os prefeitos dos dois municípios piauienses tiveram o mesmo destino. Acusado de perturbar a eleição, o ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Ronaldo Lages (PTB), foi detido. Já em Isaías Coelho, tropas da Polícia Federal, com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram chamadas para conter as coligações que pleiteavam a cadeira.

Duas eleições suplementares. Em São Francisco do Maranhão, por volta de 8,5 mil eleitores retornaram às urnas pela segunda vez no ano. O Tribunal Regional do Estado cassou os mandatos de Jônatas Alves de Almeida (PDT) e Alberone dos Santos Silva (PDT), prefeito e vice, respectivamente. Um mês depois, em fevereiro, realizou eleições, mas apenas para os cidadãos que compareceram ao pleito de 2008. O TSE, por considerar a medida contrária à lei, resolveu anular a eleição. Nesse domingo, todos os eleitores puderam votar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!