Provas compradas

PF indiciou 80 por fraude em concursos públicos

Autor

15 de julho de 2010, 18h19

Mais de cem pessoas já foram ouvidas pela Polícia Federal na Operação Tormenta, deflagrada em 16 de junho e que investiga uma quadrilha acusada de fraudar concursos públicos em todo o país e também a segunda etapa de exame aplicado pela Ordem dos Advogados do Brasil. Do total de ouvidos, 80 já foram indiciados, de acordo com a PF. O inquérito ainda não foi concluído e outras cem pessoas devem ser ouvidas nos próximos 40 dias. Entre os já indiciados, há acusados de integrar a quadrilha e beneficiados pelo esquema.

Quando a operação foi deflagrada, a PF expediu 34 mandados de busca e apreensão, sendo 21 na Grande São Paulo, um no Rio de Janeiro, três na região de Campinas (SP) e nove na Baixada Santista. Foram expedidos, ainda, 12 mandados de prisão temporária: seis foram soltos após o fim da prisão temporária e outros seis tiveram a prisão preventiva de 30 dias decretada e continuam presos.

A PF iniciou as investigações depois de receber informações sobre a suspeita de fraude em concursos realizados em 2009. A partir disso, descobriu que a quadrilha atuava em todo o país, com o acesso aos cadernos de questões, antes da data de aplicação das provas. Além do concurso da PF, o grupo teve acesso privilegiado às provas do Exame da OAB, que acabou cancelado em março deste ano, e do concurso da Receita Federal para auditor fiscal, realizado em 1994.

O grupo atuava por meio de aliciamento de pessoas que tinham acesso ao caderno de questões, para acesso antecipado às provas; repasse de respostas por ponto eletrônico durante a realização do concurso; e a indicação de uma terceira pessoa mais preparada para fazer o concurso no lugar do candidato-cliente, segundo a PF. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!