Registros de candidatura

Justiça Eleitoral recebeu mais de 20 mil pedidos

Autor

7 de julho de 2010, 2h49

Até o dia 5 de julho, a Justiça Eleitoral de todo o país recebeu o pedido de registro de 20.839 candidatos aos cargos em disputa nas Eleições de 2010. No total, foram 9 registros para presidente da República, 182 para governador, 288 para senador da República, 5.869 para deputado federal, 13.688 para deputado estadual, e 803 para deputado distrital.

Com 14 candidatos, o Piauí é o estado que somou maior número de registros para governador. Em seguida, estão empatados os estados do Paraná e Rio Grande do Sul com 12 candidatos. Em terceiro lugar, estão São Paulo, Sergipe e Rondônia com 11 candidatos. Os estados que registraram menor número de candidatos a governador foram Acre, Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins, cada um com apenas 2 políticos na disputa. Os números ainda podem ser alterados com pedidos de candidatos que não foram registrados por seus partidos e também com o preenchimento de vagas remanescentes.

Para compor o Congresso Nacional, foram registrados junto a Justiça Eleitoral 6.157 candidatos, sendo 288 aspirantes ao Senado e 5.869 à Câmara dos Deputados. Novamente um estado do Nordeste foi o que indicou maior número de candidatos, desta vez para o Senado Federal. Sergipe registrou 22 candidatos para suas duas vagas enquanto Roraima e Piauí registraram 20. Em terceiro lugar, aparece São Paulo com 19 candidatos.

Além dos candidatos titulares aos cargos, foi registrado número equivalente de vice para os cargos de presidente da República e governador. No caso de senador, os estados apresentam dois suplentes para cada candidato ao Senado. A Constituição Federal prevê que os 26 estados e o Distrito Federal são representados por três senadores cada um, com mandato de oito anos. Nessas eleições, cada estado terá de renovar duas vagas no senado. Os registros para os cargos de vice e suplentes não estão contabilizados entre os 20.839 candidatos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!