Novos na casa

TRF-3 empossa dois novos desembargadores

Autor

6 de julho de 2010, 14h55

Edgard Catão / TRF3
TRF3 - Edgard Catão / TRF3

Os novos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região foram empossados no último dia 1º de julho. Maria Lucia Lencastre Ursaia e José Marcos Lunardelli foram nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assumiram as vagas dos desembargadores José Eduardo Barbosa Santos Neves e Jediael Galvão Miranda.

Maria Lucia Lencastre Ursaia, ex-titular da 3ª Vara Cível de São Paulo, foi nomeada pelo critério de antiguidade, e Lunardelli, ex-titular da 17ª Vara Cível, pelo critério de merecimento. Maria Lucia tem 19 anos de primeira instância. E Lunardelli tem 17 anos de magistratura.

Edgard Catão / TRF3
TRF3 - Edgard Catão / TRF3

O presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, lembrou que “todo bom magistrado tem muito de herói em si mesmo, na pureza imaculada e na plácida rigidez, que a nada se dobra” e afirmou que os novos juízes terão a árdua missão de integrar um tribunal cuja história orgulha o país.

A representante da Procuradoria Regional da República, Mônica Nicida Garcia, assinalou a competência, dignidade e dedicação dos magistrados, mencionando a responsabilidade que é fazer parte de um tribunal da envergadura no TRF-3, não só pelo número de processos, mas também pela complexidade das matérias.

O ministro Dias Toffoli comentou que “assumir um colegiado é renunciar a um poder”. Isso porque, em primeiro grau, o juiz tem uma esfera de liberdade maior para decidir e, em segundo grau, ele tem que fazer um esforço de convencer seus pares de seus pontos de vista.

O presidente do tribunal, Roberto Haddad, assegurou que “os novos empossados são dois excelentes juízes, que desenvolveram um trabalho profícuo na primeira instância e são merecedores da nossa confiança”. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3.

[Fotos: Edgard Catão / TRF-3]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!