Criatividade e talento

Cartunista da ConJur revela seu processo de criação

Autor

2 de julho de 2010, 15h30

Spacca
capa Expo Spacca HQ2 - SpaccaO cartunista da revista Consultor Jurídico, João Spacca de Oliveira, o Spacca, desenhou durante 30 anos de carreira inúmeros personagens que povoaram de tiras publicadas em jornais até adaptações de obras literárias ou históricas para os quadrinhos. Agora, em uma exposição inédita, ele revela em 20 painéis seu processo de criação. “Os personagens de Spacca — do esboço à publicação” está à disposição do público, gratuitamente, desde quinta-feira (1º/7) na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, na Vila Mariana, em São Paulo.

Fruto de muita pesquisa e exercícios criativos, alguns desses seres de papel são o inseguro príncipe regente Dom João VI, o boa vida Jubiabá, o destemido Santos Dumont e o intrépido pintor Debret.

O público poderá conferir a mostra durante todo o mês de julho e parte do mês de agosto. A exposição integra a programação do HQ em Pauta — Encontro de profissionais e leitores de Histórias em Quadrinhos, que acontece no mesmo local nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

A exposição mostra alguns dos temas que envolvem a produção, distribuição e influências das histórias em quadrinhos e tem exibição comentada de filmes, palestras, debates e mesas redondas.

Spacca
Caricatura Assinada - Spacca - Spacca

O quadrinhista, ilustrador e cartunista, Spacca, nasceu na cidade de São Paulo em 1964. Trabalhou com publicidade e animação. Foi chargista político do jornal Folha de S. Paulo. Publicou as Histórias em Quadrinhos “Santô e os pais da aviação”, “Debret em viagem histórica e quadrinhesca”, “Dom João Carioca” e “Jubiabá”, de Jorge Amado, todos pela Cia. das Letras. Atualmente, prepara a adaptação para os quadrinhos do livro “As barbas do imperador”, de Lília Schwarcz.

Serviço:
O que: Exposição “Os personagens de Spacca — do esboço à publicação”
Quando: 1º de julho a 22 de agosto de 2010
Onde: Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, Rua Sena Madureira, 298 — Vila Mariana — São Paulo
Horário: 11h às 19h
Entrada Gratuita
Informações: (11) 5574-0389

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!