Propaganda antecipada

MPE entra com nova representação contra José Serra

Autor

1 de julho de 2010, 20h25

O Ministério Público Eleitoral entrou com nova representação contra o candidato à presidência José Serra (PSDB-SP) por acusação de propaganda eleitoral antecipada. O MPE pede a aplicação de multa no valor de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

De acordo com o Ministério Público, um cartaz afixado em janeiro, na estação Sacomã do metrô, continha foto do tucano e do presidente da companhia, José Jorge Fagali, e do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. A peça publicitária tinha a seguinte frase: “Nossa homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir a estação Sacomã”.

Segundo a representação, ainda que não se constate, mensagem de cunho eleitoral explícito, e ainda que sua afixação tenha ocorrido em janeiro, o texto traz a possibilidade de ferir a isonomia entre os candidatos à presidência.

O MPE, com base em números do metrô, afirma que cerca de 33,1 mil passageiros circulam diariamente pela estação.

O artigo 37 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), citado na representação, proíbe a veiculação de propaganda em via pública, como viadutos, passarelas, paradas de ônibus e a fixação de placas, faixas e assemelhados. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!