Operação Condor

Major uruguaio é extraditado para a Argentina

Autor

23 de janeiro de 2010, 19h24

O major uruguaio Manuel Juan Cordeiro Piacentini foi extraditado neste sábado (23/1) para a Argentina. Por volta do meio-dia, o militar foi entregue pela Polícia Federal às autoridades argentinas na ponte internacional que liga Uruguaiana (RS) a Paso de los Libres, de acordo com informações da Agência Brasil.

O major uruguaio é acusado de participar da chamada Operação Condor, que na década de 70, no  Brasil, na Argentina, no Chile, na Bolívia, no Paraguai e Uruguai articulou a repressão política contra opositores da ditadura. 

Cordeiro Piacentini estava internado em Sant’Ana do Livramento, a cerca de 200 quilômetros de Uruguaiana, desde o último dia 19. O major, que é cardíaco, alegou mal súbito durante a semana quando a Polícia foi buscá-lo. A Polícia Federal aguardou liberação médica para fazer a extradição.

A extradição de Cordeiro Piacentini foi pedida pela Justiça argentina há cerca de cinco anos. Em 6 agosto de 2009, o Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição. Além da Argentina, o Uruguai pediu a extradição do militar. O STF decidiu pelo pedido da Argentina, pois o suposto sequestro ocorreu naquele país.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!