Consultor Jurídico

Cresce 32% número de processos que chegam ao Conselho Nacional do MP

22 de janeiro de 2010, 14h26

Por Redação ConJur

imprimir

Em 2009, 1.482 novos processos foram autuados no Conselho Nacional do Ministério Público, número 32,9% maior do que o registrado em 2008. No decorrer do ano, foram analisados 1.238 processos, dos quais 1.107 foram arquivados. Na Corregedoria Nacional, o número de processos instaurados também aumentou. Foram 375 novos processos em 2009, 23% a mais do registrado em 2008. É o que informa o Relatório de Atividades de 2009, disponível na página do Conselho na internet.

O trabalho tem o objetivo de verificar o funcionamento dos serviços administrativos e o cumprimento das atividades funcionais dos membros do MP. A meta é fazer inspeções em todos os estados até junho de 2011.

O documento resume as atividades desenvolvidas, entre 1º de janeiro e 16 de dezembro de 2009, pelo CNMP, tanto as voltadas ao controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público, quanto às que visaram o aperfeiçoamento e modernização da gestão das unidades.

O relatório também detalha a atuação das cinco Comissões Permanentes do CNMP, além de trazer informações sobre a gestão administrativa e sobre a execução orçamentária do Conselho.

No ano passado, o Plenário do CNMP fez 12 sessões ordinárias e 14 extraordinárias, além de ter aprovado 17 resoluções. Os destaques foram as resoluções sobre interceptação telefônica no âmbito do MP, sobre o Portal da Transparência e sobre a obrigatoriedade de inspeções periódicas nos MPs.

Houve ainda a edição de resolução conjunta com o CNJ, para revisão periódica das prisões provisórias e definitivas, das medidas de segurança e das internações de adolescentes. Com informações da Assessoria de Comunicação Conselho Nacional do Ministério Público