Mercado Jurídico

Escritório usa estratégia para falar da Copa

Autor

20 de janeiro de 2010, 6h52

O escritório Demarest e Almeida Advogados preparou um boletim informativo, apenas para os seus clientes, para mantê-los a par de seus negócios de 2010 em diante. No quesito planejamento, o escritório criou no final do ano passado o Grupo da Copa e Jogos Olímpicos, com 30 profissionais, para viabilizar projetos em ramos do Direito como propriedade intelectual, desportivo, regulatório, societário, bancário, tributário, concorrencial, trabalhista e mercado de capitais.

Já no quesito comunicação, está no prelo o informativo que seguirá para distribuição. Nele, o grupo descreve os investimentos que serão destinados a 12 cidades, sedes dos jogos durante a Copa. Só para esse capítulo, foram destinadas 10 páginas para apontar o que está sendo pensado. A maioria dessas cidades vai exigir obras de infraestrutura esportiva, aeroportuárias e hoteleiras, dentre outras. O reflexo disso será o aquecimento de setores como: construção, cimento, siderurgia, incorporação, setor hoteleiro, mídia, tecnologia e marcas.

No setor hoteleiro, o advogado Bruno de Luca Drago, de São Paulo, adianta que o Rio de Janeiro está pensando em seguir o exemplo de Atenas, quando sediou os Jogos Olímpicos de 2004: alugou diversos navios para oferecer leitos e conforto aos turistas. O modelo é ideal para cidades à beira mar, com pouca infra-estrutura. O boletim também traz informações sobre os valores que o BNDES vai destinar para reforma dos estádios, os gastos com expansão e a reforma dos aeroportos de Cumbica e Congonhas, além do PAC da Copa.


Equipe de peso
A unidade de Porto Alegre do TozziniFreire Advogados foi responsável por assessorar o Grupo Vonpar na aquisição da fabricante de chocolates gaúcha Neugebauer. O escritório já havia assessorado a mesma empresa na compra da Mu-Mu Alimentos (indústria de doces de leite e de frutas, barras de cereal e leite) no último trimestre de 2009. Trabalharam na operação os sócios Luis Renato Ferreira da Silva e Gustavo Nygaard e a advogada associada Maria Medeiros Bofill. Com mais esse negócio, a Vonpar, franqueada da Coca-Cola para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, consolidará sua divisão de alimentos no Sul do Brasil.


Empenho pessoal
O sócio do Monteiro & Neves Advogados Associados, Nélson Monteiro Júnior foi novamente escolhido para integrar o quadro de juízes contribuintes do Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o TIT, onde tomou posse no último dia 15 de janeiro. Nas outras oportunidades em que judicou perante o TIT, Nélson focou na correção de falhas nos processos de fiscalização de contribuintes do estado de São Paulo.


Ferramenta do Direito
A Associação Brasileira de Jovens Advogados lançou uma ferramenta de jurisprudência unificada. Ela abarca o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais de Justiça Estaduais. O acesso é totalmente gratuito. Com uma única busca, é possível ter disponíveis decisões sobre determinado tema em diversos tribunais estaduais. Para ter acesso, basta acessar o site da associação.


Intercâmbio de informações
A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), e o escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados (DGCGT), celebraram em dezembro, em São Paulo, um convênio pioneiro de cooperação para intercâmbio de informações por meio eletrônico. Assinaram o acordo o advogado Marcelo Terra, sócio da DGCGT, e Joélcio Escobar, diretor de tecnologia da Arisp.

O escritório solicitará online as certidões de matrícula de imóveis e de registro de pacto antenupcial, com benefícios em rapidez, facilidade, segurança e redução de custo para seus clientes. Também estarão disponíveis serviços como visualização de matrículas, além de pedidos de pesquisa com base no CPF/CNPJ, nos18 registros de imóveis da capital, para localizar imóveis das pessoas envolvidas em processos de interesse do escritório.


À casa torna
O presidente da seccional da OAB do Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, e o conselheiro federal pelo Piauí, Marcus Vinicius Furtado Coelho, juntamente com membros da Associação dos Advogados do Maranhão homenagearam o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Mário Lima Reis, que, após várias décadas na magistratura, deve retornar para a dvocacia.


Pelas sociedades
O advogado Victor Polizelli é o novo sócio do setor fiscal, do KLA-Koury Lopes Advogados. Ele está no escritório desde a sua fundação em 2002. Victor é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e tem Especialização em Direito Tributário.

O Mundie e Advogados anuncia três novos sócios em 2010, aumentando seu quadro de sócios para 10. São eles: Rafael Fabbri D’Avila, que chegou como estagiário no escritório em 1997 e atua, desde então, nas áreas de energia, contratos e infraestrutura; Cristiano Carlos Kozan, que trabalha no Mundie há 10 anos e dividirá o comando da área contenciosa com Carlos Forbes e Carlos Persoli e, por fim, Ricardo Paternost de Carvalho e Villela, que atua nas áreas de operações societárias, fusões e aquisições, mercado de capitais, private equity e contratos.

A Azevedo Sette Advogados também conta com um novo sócio: Leonardo Moreira Costa de Souza. Ele atua nas áreas de Infraestrutura e PPP, Direito Público, Consultoria Societária e M&A.

O escritório brasileiro Araújo e Policastro Advogados incorporou a Advocacia Rodrigo Campos, com a admissão de Rodrigo Álvares da Silva Campos como novo sócio no Rio de Janeiro.

Diante do expressivo aumento de demanda nas Regiões Norte e Nordeste, o escritório Décio Freire & Associados abriu unidades próprias nas cidades de Manaus e Teresina. O escritório está no 5º lugar do ranking dos escritórios Mais Admirados do País. A pesquisa é do Anuário Análise.

O advogado Márcio Stulman é o novo sócio do Medeiros Advogados. O advogado se juntou à banca para coordenar a recém criada área trabalhista.

O Coimbra, Focaccia, Lebrão e Advogados (CFLA) iniciou 2010 com novidades. O escritório ampliou sua área de atuação e mudou de endereço em São Paulo. A partir deste mês, passa a atender na Rua Gomes de Carvalho, 1.507, 5º andar, na Vila Olímpia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!