Novo comando

Ajufe publica edital com regras de eleição

Autor

26 de fevereiro de 2010, 19h33

A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) publicou o edital para a disputa eleitoral de 2010, que elegerá a nova diretoria e o conselho fiscal. As chapas e candidatos avulsos têm até o dia 15 de março para se inscrever. Os interessados deverão se registrar na sede da Ajufe, em Brasília.

O substituto do atual presidente, juiz Fernando Mattos, será escolhido no dia 27 de abril. Os associados poderão votar onde estiverem, já que a votação será por meio eletrônico, pela internet. Todos os juízes que estiverem seu cadastro atualizado e contribuição em dia poderão participar da escolha da nova diretoria.

A ConJur já havia antecipado a corrida eleitoral e divulgado as chapas que começam a se formar. Uma delas é a Ajufe Unida, da situação. É encabeçada pela juíza federal no Distrito Federal Solange Salgado, pré-candidata à presidência. Ex-presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região, Solange já havia disputado o cargo com o juiz federal Walter Nunes, em 2006, e foi derrotada.

Na oposição, está a chapa Muda Ajufe, que traz o juiz federal do Rio Grande do Sul, Gabriel Wedy, também como pré-candidato. Atualmente, Wedy é presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul. O juiz Fernando Tourinho Neto concorre a uma das cinco vice-presidências em jogo. Outro nome já definido é o do ex-presidente do TRF da 4ª Região, Vladimir Passos de Freitas.

Fora essas duas, insinua-se ainda a chapa Ética e Justiça, que vem com o polêmico juiz federal da 1ª Região, Eduardo Cubas, como pré-candidato a presidente da Ajufe. No ano passado, Cubas se colocou contra a indicação do então ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, José Antonio Toffoli, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Em setembro, ele entrou com pedido de liminar, requerendo a suspensão da indicação. Não foi atendido.

Clique aqui e confira o edital.

Alterado às 12h48, da segunda-feira (1/3), para inclusão de informações. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!