Reajuste salarial

Servidores esperam reunião com Viana Santos

Autor

23 de fevereiro de 2010, 20h43

Os servidores do Tribunal de Justiça paulista saíram de mão abanando da sede do Palácio da Justiça nesta segunda-feira (22/2). Os representantes dos mais de 40 mil funcionários acalentavam a esperança de se reunir com o presidente da corte, Viana Santos, e sair do encontro levando alguma proposta concreta em relação à reposição de 14,69% em seus contracheques. Viana Santos estava em Brasília. No lugar do chefe do Judiciário tiveram uma rápida conversa com o juiz auxiliar da presidência, Álvaro Augusto dos Passos.

As lideranças também saíram com a promessa de uma nova reunião, dessa vez na presença de Viana Santos e de representantes de duas comissões: salarial e de orçamento. O aumento de 14,69%, reivindicado pelos servidores, vai completar um ano de atraso na próxima segunda-feira (1/3), quando vence a segunda data-base da categoria, sem o cumprimento do que manda a lei.

Para dar tempo a negociações, as entidades marcaram para 14 de abril a data da assembleia geral da categoria que vai discutir a pauta de reivindicação e o índice de reajuste deste ano. O encontro ainda discutirá a proposta que será apresentada pelo presidente do Tribunal sobre o aumento do ano passado e a forma do seu pagamento.

No ano passado, as lideranças ameaçaram entrar em greve, mas bateram na resistência da categoria que, desmotivada, não demonstrou interesse em paralisação. Foi tentada a chamada “operação padrão” como meio para mobilizar os servidores, mas de nada adiantou. Do outro lado do muro, o então presidente, Vallim Bellocchi, ficou inerte sobre o índice que estaria disposto a pagar.

A resistência de Vallim Bellocchi para receber as lideranças colocou uma pá de cal no diálogo. Desde o início de março, as entidades tentavam uma audiência com o presidente do TJ paulista. A esperança de resolver o impasse só foi restaurada no início deste ano com a posse de Viana Santos. O novo presidente se mostrou interessado em retomar a conversa com os servidores. Mas até agora nada de concreto foi colocado sobre a mesa de negociação.

Além da reposição salarial, os servidores reclamam a aprovação do plano de cargos e carreira, contratação de mais servidores e o pagamento dos valores confiscados na greve de 2004.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!