Números premiados

ConJur ganha Prêmio de Estatísticas Judiciárias

Autor

23 de fevereiro de 2010, 19h58

A revista eletrônica Consultor Jurídico foi uma das vencedoras do primeiro Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23/2), pelo conselheiro Leomar Barros Amorim durante a 99ª Sessão do CNJ. O primeiro lugar do Prêmio na categoria “Jornalistas e outros profissionais de comunicação” foi dividido entre a ConJur e a TV Justiça.

Em ambos os casos foram premiadas séries de reportagens sobre o levantamento estatístico “Justiça em Números”, que é feito anualmente pelo CNJ desde 2004. Pela TV Justiça, receberá o prêmio a jornalista Cláudia de Almeida. Assinam a série de reportagens da ConJur um time de seis jornalistas: Lilian Matsuura, Alessandro Cristo, Gláucia Milício, Rodrigo Haidar, Priscyla Costa e Daniel Roncaglia. O jornal O Popular de Goiânia recebeu menção honrosa por reportagem publicada pelo repórter Vinicius Jorge Carneiro Sassine.

O Prêmio Nacional de Estatísticas Judiciárias, lançado em maio do ano passado, tem como objetivo incentivar a produção de trabalhos estatísticos capazes de medir o desempenho e a produtividade dos órgãos do Judiciário, de forma a contribuir com o planejamento e a gestão estratégica dos tribunais para maior efetividade e transparência à Justiça brasileira. O prêmio contempla três categorias: Órgãos Judiciários; Pesquisadores e Jornalistas/outros profissionais de comunicação.

Os prêmios serão entregues na próxima quinta-feira (25/2), durante a cerimônia de abertura do III Encontro Nacional do Judiciário que acontecerá em São Paulo até sexta-feira (26/2). Na categoria Órgãos do Judiciário, as instituições serão premiadas com placas de menção honrosa. Nas outras duas categorias, a premiação é de R$ 15 mil apenas para os primeiros colocados. Clique aqui para ver a relação dos ganhadores.

Na categoria Orgãos Judiciários,  o primeiro lugar ficou com a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Paraná que apresentou ato normativo estabelecendo procedimento de monitoramento de Varas Judiciais centrado na coleta de dados, como eficiência e desempenho das Varas, produtividade dos magistrados e duração do processo.

Em segundo lugar, nessa categoria, foi premiado o Tribunal Superior do Trabalho (TST) que criou o Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho denominado "e-Gestão", sistema capaz de estabelecer relações entre a demanda processual e a estrutura administrativa e de pessoal, além de diagnosticar pontos problemáticos na função jurisdicional. Em terceiro lugar, foi premiada a 4ª Vara Federal – Juizado Especial da Seção Judiciária do Acre com procedimento que permite a utilização de boletins estatísticos e relatórios para acompanhamento da atividade processual para controle de prazos de movimentação e priorização de processos antigos.

Na categoria Pesquisadores, o primeiro lugar coube a Léslie Shérida Ferraz. Sua tese de doutorado analisou os juizados especiais cíveis e o acesso à justiça. Receberam menção honrosa, nessa categoria, as pesquisadoras Luciana Gross Siqueira Cunha e Taíse de Castro Xavier da Silveira Gouvêa. Luciana apresentou trabalho que descreveu a metodologia de criação do Índice de Confiança na Justiça no Brasil e os resultados obtidos. Taíse apresentou estudo detalhado da produtividade dos Tribunais Regionais do Trabalho (2º Grau de jurisdição).

Justiça em Números
A ConJur acompanha a divulgação dos dados do Justiça em Números desde sua primeira edição em 2004. A série de nove reportagens que mereceu o reconhecimento do CNJ foi publicada em fevereiro de 2009 com análises sobre os dados estatísticos referentes a 2007. No segundo semestre do ano passado, o CNJ divulgou os dados referentes a 2008, o que valeu um nova série de reportagens da ConJur. O Justiça em Números de 2009 deve ser divulgado nos próximos dias.


Clique abaixo para ler as reportagens premiadas da ConJur:
Número de ações na Justiça ordinária aumentou 25%
Congestionamento na Justiça recuou nos últimos anos
CNJ fará em 2009 o Ano da Conciliação
Justiça Estadual continua sendo a mais congestionada
TRTs reformam 43% das decisões que analisam
Justiça do Trabalho gasta R$ 3,5 mil por atendido
Justiça do DF é a que mais investe em estrutura
Justiça Federal não conseguiu reduzir estoque em 2007
CNJ escala time de craques para auxiliar pesquisas


 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!