Defesa econômica

Cade discute fusão entre OI e Brasil Telecom

Autor

17 de fevereiro de 2010, 10h31

Após ter sido aprovada sem restrições pela Agência Nacional de Telecomunicações, a fusão entre as operadoras de telefonia Oi e Brasil Telecom será discutida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Atualmente, o Cade analisa pelo menos sete importantes operações de fusão e aquisição. As informações são da Agência Brasil.

Nos próximos meses, o Cade julgará a compra da Quattor pela petroquímica Braskem. A aquisição a tornou na maior empresa do setor na América Latina. Com a forte presença no Sul e Sudeste do país, o órgão deve assinar acordo semelhante com a Cosan — cooperativa de etanol que se uniu à multinacional Shell no início deste mês.

Também será avaliada a compra da Cimentos de Portugal por três empresas brasileiras: Votorantim, Camargo Corrêa e Companhia Siderúrgica Nacional. Na última sexta-feira (12/2), a Votorantim propôs ao Cade não iniciar a operação conjunta com a cimenteira até que o ato de concentração seja julgado.

A fusão entre os bancos Itaú e Unibanco também aguarda posicionamento do Cade. O Banco Central já havia dado seu aval em fevereiro de 2009. Em janeiro deste ano, a união foi aprovada sem restrições pela Secretaria de Acompanhamento Econômico e a Secretaria de Direito Econômico.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!