Habeas Samba

Advogados caem na folia em blocos de rua pelo país

Autores

13 de fevereiro de 2010, 6h40

Chova ou faça mais calor ainda, advogados do Brasil inteiro vão deixar de lado o paletó, a gravata e as formalidades dos tribunais e vão cair na folia neste carnaval. Blocos com nomes mais divertidos um que o outro desfilam no bairro da Vila Madalena em São Paulo, levantam o astral de moradores e turistas de Araruama, no Rio, e agitam na terra do axé, em Salvador.

Em São Paulo, o bloco Samba na Balança vai percorrer, pela primeira vez, as ruas da Vila Madalena e Pinheiros. Os organizadores fazem mistério quanto à letra da marchinha-enredo que vai animar o desfile. Os foliões vão se reunir às 14h do sábado (13/2) em frente ao estacionamento do Fórum de Pinheiros e do Bar Tribunal, na rua Jericó.

O diretor da OAB Pinheiros, advogado Paulo Moraes, conta que a iniciativa da Comissão de Cultura e Eventos da OAB paulista surgiu de uma conversa de final de tarde entre ele; o presidente da OAB Pinheiros, Mauricio Januzzi; o presidente da comissão, Umberto Luiz Borges D’Urso; e o presidente da OAB São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso. “D’Urso [o presidente] é fã incondicional de carnaval”, conta Moraes.

Em Araruama, na região dos lagos do estado do Rio, o bloco Entra na Vara também estreia no carnaval de rua da cidade. O presidente da 28ª subseção da OAB, em Araruama, advogado Ademario Gonçalves, contou que, com sua reeleição, foi criado um departamento de eventos. O departamento pediu para incluir na programação anual da entidade a organização de um bloco para o carnaval. O bloco, conta Gonçalves, é uma homenagem aos advogados que atuam nas Varas de Família, Cível e Criminal.

Gonçalves conta que a proposta foi muito bem aceita. A subseção espera contar no evento com cerca de 200 advogados da cidade e de municípios vizinhos. Também convidou familiares e amigos dos profissionais para participar. A marchinha é criativa: “Na vara de família tem divórcio / No Judiciário, trabalho e criminal / No cível, tem dano moral / Passar a mão é assédio sexual”.

Já Salvador, famosa pelos circuitos que arrastam multidões no carnaval, também reúne advogados e estudantes de Direito para ir atrás do trio elétrico. O bloco Faço Direitinho, que já está na segunda edição, não é oficial da OAB baiana, mas está interligado com o Congresso Jurídico Brasileiro de Verão.

O congresso com palestras de estrelas do mundo jurídico só acontece em março. “Queremos exportar o estudo no carnaval. O congresso acontece na segunda, terça e quarta e o bloco sai na quinta, sexta e sábado”, conta Pedro Barreto, organizador do bloco e do congresso. Neste ano, um imprevisto no local onde o congresso acontece fez as palestras serem adiadas para março.

Mas os profissionais já aproveitam desde quinta-feira (11/2) o evento do ano na cidade ao som de: “Faça, faça, faça direitinho amor / Faça, faça, faça com carinho que eu vou / Vamos fazer direitinho / O bloco mais lindo de Salvador” (clique aqui para ouvir no site do bloco). Barreto conta que o bloco tem o apoio do governo estadual. Parte dos foliões, diz, são turistas de outras cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Começamos no ano passado com quatro mil estudantes. Em 2010, são seis mil.”

Outros que já estão curtindo o carnaval são os advogados pernambucanos. Eles desfilaram na quinta com o bloco que também leva nome sugestivo Liberdade incondicional. O evento tem o carimbo da OAB de Pernambuco e tem ponto de encontro em frente ao prédio da seccional, na região central da capital e vai até Recife Antiga, onde se encontram todos os blocos de carnaval da cidade.

A tradição dos blocos, digamos, jurídicos de Pernambuco é antiga. Antes do "Liberdade…" existiu o "Alvará de Soltura". Mas com a troca de gestão, ele não sai mais pela seccional. Em 2007, surgiu o "Liberdade Incondicional". Neste ano, a OAB pernambucana contou 300 participantes, entre advogados e funcionários.

"Como carnaval é uma das principais festas no nosso estado, empresas, instituições, órgãos, todos já têm seus respectivos blocos. A OAB também tem o seu. É importante para a confraternização. O bloco é um instrumento de união entre os advogados e a OAB, e os advogados entre eles", disse o presidente da seccional pernambucana Henrique Mariano.

Veja a letra do bloco dos advogados em Araruama:

Entra na Vara!

Entra na vara amor
Entra na vara amor

Eu tô que to
Vou me acabar
Pra esquecer
A pensão a pagar

Entra na vara amor
Entra na vara amor

Na vara de família tem divórcio
No Judiciário trabalho e criminal
No cível tem dano moral
Passar a mão é assédio sexual

Entra na vara amor
Entra na vara amor

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!