Gestão norteada

MP de Minas Gerais terá planejamento estratégico

Autor

10 de fevereiro de 2010, 13h16

Está aberto o edital de licitação para a contratação de empresa de consultoria que formulará o planejamento estratégico do Ministério Público de Minas Gerais. O procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, lançou o edital na terça-feira (9/2). A atuação da empresa especializada norteará as ações do MPE por um período de no mínimo 13 anos.

Também foi divulgado o convênio firmado com o Banco Mundial. Inédito no mundo, o convênio terá concessão de US$ 399.300. O valor terá duas destinações: o diagnóstico da atuação do MP e otimização de sua atuação na área ambiental.

"O MP, dentro do novo papel constitucional, outorgado em 1988, vem buscando se transformar em uma instituição administrativamente vigorosa", ressaltou Marques. O procurador-geral ainda declarou que a instituição deixará o empirismo de lado para se planejar de maneira profissional. Atualmente, a Procuradoria-Geral de Justiça, órgão gestor das ações do Ministério Público, vem elaborando ações planejadas de médio prazo que obedecem a uma política de desenvolvimento introduzida em 2005.

O objetivo da licitação é avançar em gestão estratégica. Uma questão fundamental é a coordenação das ações entre as áreas, com elaboração, execução, monitoramento e avaliação de estratégias estabelecidas de acordo com cenários mais próximos à realidade e com metas que possam ser mensuradas. Também receberá grande atenção o alinhamento dos planejamentos operacional, administrativo e orçamentário ao planejamento estratégico de longo prazo — sobretudo para a construção de um modelo de gestão estratégica institucional.

O Ministério Público Estadual também inovou em outra área: a internet. A instituição disponibilizou o MP Messenger, uma nova ferramenta de comunicação interna. O serviço de mensagem é inspirado nas tecnologias de mensagens instantâneas mais usadas na internet. Ele conecta todas as linhas do Ministério Público. Já está disponível para instalação na Área Restrita do portal da instituição. Com informações de Assessoria de Imprensa do Ministério Público de Minas Gerais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!