Mercado Jurídico

Cinco brasileiros estão na elite do antitruste

Autor

3 de fevereiro de 2010, 7h05

Spacca
Coluna Lilian virada - Spacca

Cinco escritórios brasileiros figuram na elite das bancas que trabalham com Direito Concorrencial: Advocacia José Del Chiaro; Franceschini e Miranda Advogados; Magalhães, Nery e Dias AdvocaciaSampaio Ferraz Advogados e TozziniFreire Advogados, de acordo com o anuário Global Competition Review 100. Publicado há 10 anos, o ranking dos melhores escritórios de advocacia em 33 países é feito por meio de entrevistas e consultas ao mercado de cada país. A editora Global Competition Review tem sede em Londres. O Tozzini Freire e o Franceschini são os único full service. Os demais escritórios são especializados em antitruste.


Em busca de investimentos
Depois de assinar um tratado com o Brasil para o uso de etanol e demonstrar interesse em ampliar a importação de produtos brasileiros, o governo da ilha caribenha de Barbados quer levar interessados em golfe e pólo e investimentos brasileiros para lá. Nesta quarta-feira (3/2), o CEO da InvestBarbados, Wayne Kirton, fala sobre as oportunidades de investimentos na ilha, em apresentação que acontece na sede do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, em São Paulo. O sócio da banca Jorge Nemr é cônsul honorário de Barbados no Brasil.

Em março, o presidente Lula receberá os chefes de Estado e de governo do Caribe. Entre eles, o primeiro ministro de Barbados, David Thompson, e uma comissão de empresários locais. Na agenda, além da inauguração da Embaixada de Barbados em Brasília, encontros com empresários brasileiros.


Procura-se
A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Direito GV) está contratando um profissional para a vaga de coordenador de Prática Jurídica e Atividades Complementares. O salário inicial é de R$ 8,1 mil para uma jornada de 40 horas semanais. O candidato deve ser graduado em Direito, fluente em inglês e ter conhecimento de gestão de pessoas e projetos. Conta pontos conhecer o projeto pedagógico da escola, que está disponível em seu site, na seção de graduação. Currículo e carta de intenções até duas páginas devem ser enviados para o e-mail: [email protected]. Na carta, devem ser descritos a trajetória profissional e os motivos pelos quais deseja trabalhar na Direito GV.


Novo curso
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, vai ter curso de Direito a partir do segundo semestre de 2011. O advogado paranaense Edgard Katzwinkel Junior, sócio-fundador do escritório Katzwinkel e Advogados Associados, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do curso na universidade.


Direito ambiental
Em seu informativo, o escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados chama atenção de seus clientes para a notícia de que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vai elaborar neste ano um Inventário Estadual de Emissões das Fontes Estacionárias, para apurar a dimensão e a natureza dos poluentes e aprimorar os métodos de gerenciamento da qualidade ambiental. Para fazer isso, vai selecionar empreendimentos com base no seu potencial de geração de poluentes em cada um dos meios físicos (ar, água e solo). As empresas escolhidas terão 30 dias para prestar as informações solicitadas. Há no site da Cetesb um Manuel de Preenchimento dos Formulários.


Orientação
Nos casos em que envolvem a Cetesb, antes mesmo do anúncio desse estudo que será feito, a orientação no Demarest & Almeida Advogados é para que as empresas que perceberem danos ambientais se adiantem e procurem a companhia para negociar. Apresentar um bom plano de ação é essencial para evitar litígios judiciais.


Livros jurídicos
O juiz de Santa Catarina Alexandre Morais da Rosa está satisfeito com a publicação do seu livro Jurisdição do Real x Controle Penal: Direito & Psicanálise no formato do Kindle, o livro eletrônico. Segundo ele, trata-se do primeiro livro jurídico em português feito para ser lido na nova onda tecnológica. Rosa avisa que não é só quem tem o aparelho que pode ler a sua obra. Ela pode ser comprada no site da Amazon.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Rogério Medeiros Garcia de Lima, também finalizou um novo livro, mas nos moldes tradicionais. Refletindo o Direito e a Justiça foi lançado no final de janeiro, no Espaço Cultura da Escola Judicial, em Belo Horizonte.


Dia da Austrália
O sócio-fundador do escritório Veirano Advogados, Ronaldo C. Veirano foi condecorado nessa segunda-feira (1º/2) com a medalha Order of Australia, um dos mais importantes títulos do governo australiano. A condecoração foi outorgada em reconhecimento aos serviços prestados ao governo daquele país como cônsul-geral honorário na cidade do Rio de Janeiro ao longo dos últimos 10 anos. A comissão que faz as indicações é formada por 19 integrantes, representantes de cada estado, titulares de cargos públicos e representantes da comunidade, nomeados por seu governador-geral, sob recomendação do primeiro ministro. A condecoração foi instituída em 1975 pela rainha Elizabeth II, soberana do Reino Unido e dos países da Commonwealth.


PELAS SOCIEDADES

► Depois de 15 anos no Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, 10 deles como sócia, a advogada In Hee Cho passa a integrar o quadro de sócios do Lobo & de Rizzo Advogados. Ela vai atuar na área de Direito Societário e em Fusões e Aquisições.

Juliano Cornacchia é o novo sócio da área de mercado de capitais do escritório PMKA Advogados Associados. Desde 2005 na banca especializada em negócios imobiliários, o advogado passou pela coordenadoria do departamento antes de se tornar sócio.

► A área de estruturação de negócios do Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves Sociedade de Advogados está agora sob coordenação do advogado Celso Grisi.

► O escritório paulista Morais Advogados Associados é o mais novo integrante do Fórum de Líderes Empresariais (Lide), entidade criada em 1977 com o objetivo de mobilizar lideranças.

Texto alterado às 12h57 para correção de informação.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!